Um sofisticado grupo de hackers apoiado por um governo estrangeiro roubou informações do Departamento do Tesouro dos EUA e de uma agência norte-americana responsável por decidir a política em torno da internet e telecomunicações, afirmaram à Reuters pessoas familiarizadas com o assunto.
“O governo dos Estados Unidos está ciente desses relatórios e estamos tomando todas as medidas necessárias para identificar e remediar quaisquer possíveis problemas relacionados a esta situação”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Ullyot.
Segundo reportagem publicada pelo jornal The New York Times, o governo norte-americano suspeita que o ataque contra bancos de dados federais tenha relação com o governo da Rússia.
Há preocupação na comunidade de inteligência dos EUA de que os hackers que tenham usado uma estratégia semelhante para invadir o sistema de outras agências governamentais, de acordo com três pessoas informadas sobre o assunto.
Após a confirmação do ataque hacker, uma reunião do Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca foi convocada no sábado (12), disse uma pessoa a par do assunto à Reuters.
Ao New York Times, um funcionário do governo afirmou que seria cedo para apontar os danos causados pela invasão e quais informações foram obtidas pelos cibercriminosos.Suspeita-se que a o ataque de cibercriminosos teria começado ainda no primeiro semstres deste ano e passou imperceptível pelo sistema de segurança durante a pandemia e toda a campanha eleitoral norte-americana.
R7