Um dos homens que morreu tentando se agarrar a um avião militar americano, na tentativa desesperada em deixar a cidade de Cabul, no Afeganistão, após a retomada ao poder do grupo extremista Talibã, foi identificado como Zaki Anwari, de 19 anos. Ele era jogador de futebol e atuou pela seleção de base do país na categoria sub-16. A informação é da emissora Ariana News, um canal afegão de notícias, obtido junto a Diretoria Geral de Educação Física e Esportes do Afeganistão.
“A Diretoria Geral de Educação Física e Esportes do Afeganistão confirmou que Zaki Anwari, um jogador da seleção nacional de futebol juvenil, estava entre centenas de jovens que tentaram deixar o país agarrando-se a um avião militar dos Estados Unidos. Anwari caiu e morreu”, publicou a rede de TV no Twitter.
O reconhecimento do jovem foi feito a partir de cruzamento de informações obtidas pelos restos mortais de Anwari deixados no trem de pouso do cargueiro americano. Segundo a agência de notícias, o corpo do jovem foi só retirado após o pouso de emergência da aeronave no Catar.
Na última segunda-feira (16), cenas de caos e desespero ganharam o mundo mostrando a tentativa de fuga em massa de pessoas do Afeganistão após o Talibã retomar o controle do país. Muitas pessoas tentaram embarcar no cargueiro C-17 dos Estados Unidos, com capacidade de transportar até 100 pessoas, mas decolou com mais 640. Quem não conseguiu entrar tentou se agarrar em qualquer parte externa da aeronave. Muitos caíram durante o voo, enquanto outras morreram no trem de pouso, como foi o caso de Zaki Anwari.
Bahia Notícias