Encontro com Geraldo Rufino aconteceu na Semana do MEI, que tem programação até sábado (19)
“Do meu ponto de vista, você começa a empreender no jeito de pensar”, disparou, de início, o empresário e autor do livro “O Catador de Sonhos”, Geraldo Rufino, durante o seminário Papo de Negócios. A capacitação, que integrou a programação gratuita da Semana do MEI na noite desta quinta-feira (17), levou aos empreendedores inspiração e conhecimento sobre superação de desafios e mudanças. A Semana do MEI continua até sábado (19), no Shopping da Bahia, com inscrições em www.semanadomei.com.br.
Iniciando a sua vida profissional como catador de lixo, Geraldo hoje é dono da primeira e maior empresa de reciclagem de peças automotivas do Brasil e da América Latina, a JR Diesel, já com 33 anos. Mas a trajetória nem sempre foi de sucesso: até chegar neste patamar, Geraldo quebrou algumas vezes, em empreendimentos anteriores.
“Quebrei só o bolso, você só perde dinheiro. Qual é o problema? Empreender é risco. Você não pode perder os seus valores”, destacou o empresário, incentivando os participantes a reerguer os seus objetivos e ter forças para recomeçar em situações difíceis. “Empreender não é só pegar um dinheirinho e investir. Você é um ser humano, temos altas e baixas”, lembrou, destacando que o pensamento de empreendedor pode ser aplicado a diversas áreas da vida.
Antecedendo Geraldo, o consultor Grimaldo Pinto apresentou à plateia palestra sobre motivação e liderança. Com dinâmicas envolvendo os participantes, o palestrante explicou o papel do líder e ressaltou a importância de proporcionar conhecimento e autonomia ao liderado. “Investir em capacitação e transmitir know-how é fundamental para estabelecer uma liderança”, afirmou Grimaldo, lembrando que o processo de desenvolvimento do liderado contribui para a satisfação e identificação dele com a empresa.
“O empregado sem motivação só trabalha em 8% de sua capacidade. O trabalhador motivado chega a 60%”, destacou o consultor, lembrando que isso tem forte impacto nos resultados alcançados pelo negócio.
Atenta às dicas e ensinamentos dos palestrantes, a empreendedora Emanuelle Dantas já planeja dar um novo passo: se formalizar como MEI. Vendendo doces e chocolates pelo Instagram há dois anos, a estudante de nutrição está aproveitando a Semana do MEI para se preparar. “Eu gosto muito da área de confeitaria. Aumentou muito a demanda e comecei a pensar em ter o meu próprio negócio”, disse a dona da Pipoca com Goiabada.
“Era uma renda extra, para ajudar em casa. Por que não investir?”, avaliou Emanuelle, que já estava em seu terceiro dia de capacitação no evento e se preparava para estar de volta no dia seguinte, e ter mais informações sobre a formalização na oficina “Quero ser MEI”.
Sobre a Semana do MEI
Com foco em inovação e finanças, a 9ª edição da Semana do Microempreendedor acontece de 14 a 19 de maio, com mais de 16 mil vagas de capacitação gratuitas em 107 municípios baianos. Em Salvador, há capacitações ofertadas nos três turnos: manhã, tarde e noite. A programação completa e as inscrições estão disponíveis em www.semanadomei.com.br.
A programação da capital inclui mais de 6,5 mil vagas, em cerca de cem capacitações sobre temas diversos, como vendas, marketing, planejamento, acesso a crédito e oportunidades de negócios. Entre os destaques da edição deste ano, estão os seminários Papo de Negócios, com uma edição e especialistas a cada noite, e a parceria inédita com o Senac, que leva ao evento 30 oficinas sobre gestão, gastronomia e beleza.
A Semana do MEI conta com a parceria do Senac, Previdência Social, Shopping da Bahia, Fecomércio-BA, Procon, CDL Salvador, Prefeitura de Salvador, CEM – Centro do Empreendedor Municipal, SAC Empresarial e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo da Bahia, além do patrocínio da Caixa Econômica.