Um grupo de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, desenvolveu um simples teste de DNA capaz de prever a possibilidade de vida de um ser humano. Futuramente, o exame pode estar disponível por 150 libras, cerca de R$ 730 reais.
Especialistas do Instituto Usher, da Universidade de Edimburgo, examinaram dados genéticos originários de mais de 500 mil indivíduos. Eles identificaram 12 áreas chaves do genoma humano que impactam significativamente na longevidade.
Os pesquisadores concluíram que áreas do DNA com maior impacto de longevidade eram as que tinham sido associadas à incidência de doenças fatais e condições relacionadas ao consumo do tabaco.
Os cientistas pretendem ainda identificar quais os genes que influenciam diretamente no envelhecimento rápido de algumas pessoas.
Um estudante do doutorado do instituto disse que os genes que afetam o coração e o cérebro são responsáveis pela maioria das alterações da longevidade.
Para o futuro, os pesquisadores acreditam que o teste poderá ser feito por meio da análise da saliva e terá o mesmo custo.
R7