O tenente do Exército da República Democrática do Congo (RDC) Jules Ngongo informou nesta segunda-feira (20) que 19 pessoas morreram em ataque armado a um mercado de peixe na província de Ituri, que aconteceu no último dia 15.
Ngongo disse à agência EFE que a ação aconteceu durante o dia, no mercado do vilarejo de Tara, às margens do lago Albert.
De acordo com o tenente, os pescadores tinha acabado de desembarcar as mercadorias. Inicialmente, a imprensa local havia informado sobre a morte de quatro pessoas.
“Certamente, os agressores queriam se aproveitar do ganho dos pecadores e abriram fogo. Foram 19 mortos e alguns feridos”, detalhou o tenente, que informou que vários autores da ação já foram presos.
Mesmo cinco dias depois dos fatos, nenhum grupo reivindicou a autoria, mas na província de Ituri, particularmente em Djugu, são frequentes os ataques intercomunitários entre pastores da tribo hema e agricultores lendu.
Além disso, esta região é foco de conflitos entre pescadores da República Democrática do Congo e de Uganda, países que compartilham as águas do lago Albert.
A maioria dos pescadores assassinados, segundo Ngongo, era da do vilarejo de Kasenyi e povoados próximos.
R7