Nesta segunda-feira (6/2), foi iniciada a volta às aulas dos cursos desenvolvidos na Cidade do Saber. Para os alunos que compareceram neste primeiro dia, o retorno é marcado pela expectativa de um ano promissor. Foi o que afirmou Linda Yasmin Falcão, 14 anos, educanda de teatro.
“Faço o curso há três anos e acho divertido, é um momento de me distrair. Estava ansiosa para a volta das aulas e acredito que este será um ano de oportunidades”, disse a garota, que é moradora do bairro da Santa Maria.
Para além dos educandos, o sentimento de boas expectativas também é compartilhado pelos professores. O educador de teatro, Danilo Santiago, ressaltou que está empolgado para o ano. “Especialmente pela nossa Jornada Pedagógica, que senti ter sido diferente, positivamente, no sentido de trazer ideias e incitar discussões superinteressantes; e os frutos disso poderei passar para os alunos”, pontuou.
Além da Cidade do Saber, as aulas dos demais equipamentos geridos pela Secretaria da Cultura (Secult) também foram retomadas nesta segunda-feira, incluindo a Pracinhas da Cultura, Barracão Cultural Idalva Alves de Souza (Arembepe) e centros culturais Vila de Abrantes e Barra do Pojuca. Ao todo, 4.500 alunos são atendidos nos espaços.
Para o assessor pedagógico, Devson Luz, a volta às aulas foi pensada de maneira alinhada. “Assim como as redes de educação formal estadual, municipal e privada, que iniciam esta semana o retorno das atividades, preparamos esta volta dos nossos cursos a partir desta segunda-feira, seguindo de forma gradativa. Estamos com ânimo e expectativa de um ano com segurança, especialmente na área da saúde, em vista ser o primeiro após o afastamento total ou parcial imposto pela pandemia da Covid-19”, afirmou.
Na Cidade do Saber, são ofertados os cursos de bateria, teclado, violão, canto, flauta, violino, viola, trompa, tuba, trompete, saxofone, contrabaixo, violoncelo, ballet, ballet fitness, dança contemporânea, dança de salão, zumba, inglês e teatro. No espaço, ainda são oferecidas, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), as modalidades de boxe, taekwondo, futsal, karatê, natação, hidroginástica e capoeira.
No Centro Cultural Barra do Pojuca, são desenvolvidos os cursos de canto, ballet e violino; e no de Vila de Abrantes, contação de história, teatro, ballet, futsal e funcional. No Barracão Cultural de Arembepe são ofertadas aulas de zumba; e na Pracinhas da Cultura, situada no bairro do Phoc III, além da zumba, também há as modalidades de ballet, futsal, percussão e teatro.
Foto: Tiago Pacheco