Encontro de coquetelaria reunirá hoje (13) bartenders e apreciadores
Importante atração da Exporural-20 Anos, a 3ª Exposição de Cachaças Nordeste representa os principais alambiques da região e reúne, durante todos os dias de feira, produtores, comerciantes, apreciadores e renomados chefs da gastronomia regional e internacional, que ministrarão aulas na “cozinha show”. Dentre as novidades dessa edição, acontecerá hoje (13), às 15h30, o 1º Encontro de Coquetelaria com Cachaça de Salvador, no estande da KIKAXASSA, expositora do evento, em parceria com produtores baianos. O encontro de bartenders tem o intuito de difundir a cultura cachaceira na Bahia, a partir da variedade de drinks que será apresentada por profissionais da coquetelaria da cidade. A ideia é provar que a cachaça não é só para fazer caipirinha.
“Esse projeto não poderia ser em melhor lugar. Queremos apresentar ao público baiano a arte de degustar uma boa cachaça, de perceber as suas maravilhosas possibilidades na coquetelaria e de cultivar a grande arte do encontro”, avalia o organizador, cachaceiro e especialista, Raimundo Freire. O preconceito ainda é o principal entrave para os produtores.
O produto brasileiro, produzido através da destilação do Caldo da cana-de-açúcar, ainda é visto com muito preconceito. “Por puro desconhecimento, as pessoas evitam o consumo da cachaça artesanal de qualidade. Gostaríamos que o brasileiro se orgulhasse da CACHAÇA, da mesma forma que o Russo se orgulha da Vodka, o mexicano da Tequila, o Cubano do Rum, o Inglês do Gin. Afinal, todas são bebidas destiladas são importantes representações de seu país de origem”, considera.
“Desde que o Brasil é Brasil fazemos e bebemos cachaça, e a cachaça baiana é reconhecida internacionalmente, não apenas pela sua importância cultural, mas também pelo sabor aprovado pelos mais exigentes paladares. São diversos os alambiques no estado que produzem produtos tipo exportação, vencedores, inclusive, de premiações e concursos em vários países”, conclui.
Participam da 3ª Exposição de Cachaças Nordeste, rótulos premiados e reconhecidos pelos mais exigentes paladares, a exemplo do Poço da Pedra, produzida em Caculé-Ba, que conquistou recentemente Duplo Ouro (aprovação unânime dos jurados) no 17º Concurso de Vinhos e Destilados, que aconteceu em São Paulo. Foram ainda premiadas, nacionalmente, e participam do evento as cachaças Matriarca, Paramirim, Amada. Vale destacar ainda a participação das cachaças Caraguataí, Velho Casarão, Serra das Almas, Abaíra, Cachoeira do Buracão, Carioca, Kiricó.
Realizada pela Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), a Exporural segue até domingo (18) e tem a expectativa de receber 100 mil visitantes, com ingressos a R$ 10 e entrada gratuita para crianças até 10 anos e idosos com mais de 60 anos. Hoje (13) é o ultimo dia de gratuidade para todos os visitantes. A feira acontece com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretária de Agricultura do Estado (Seagri), em parceria com o sistema Faeb/Senar e os agentes financeiros BNB e Banco do Brasil.
Serviço:
Exporural – 20 anos
Data: 10 a 18 de agosto
Horário: das 8h às 20h
Local: Parque de Exposições de Salvador
Ingresso: R$ 10 (crianças de até 12 anos e adultos a partir de 60 anos não pagam)
Gratuidade: dias 10, 12 e 13 de agosto
Informações: (71) 3375-4575