Mostra estará em vários pontos do Centro Histórico, de 28 de agosto a 3 de setembro,
com 50 painéis fotográficos que retratam as belezas naturais, culturais,
construções históricas e os principais atrativos da cidade mineira
Salvador recebe de 28 de agosto a 3 de setembro, a exposição Brumadinho de Braços Abertos. Inspirada em livro homônimo lançado em 2022, a mostra reúne grandes painéis com imagens da cidade mineira, algumas captadas pelo fotógrafo Kadu Niemeyer, também responsável pelas fotos do acervo e das obras de seu avô, Oscar Niemeyer. A exposição, que já passou por várias capitais brasileiras, conta ainda com fotografias do arquivo da prefeitura de Brumadinho.
Em Salvador, a mostra estará no Centro Histórico, com painéis na Praça Municipal, Praça da Cruz Caída, Praça da Sé, Casa do Carnaval e Terreiro de Jesus, de 9 às 17 horas. O objetivo é divulgar as riquezas culturais e naturais do município e impulsionar o turismo na região, que se recupera após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em 2019.
A exposição
Os 50 painéis da exposição registram a exuberante natureza local, destacam os conjuntos paisagísticos considerados patrimônio histórico, as construções seculares, as manifestações culturais, os espaços para a prática de esportes radicais e a atividade de mineração.
Essas imagens estão circulando pelo país para mostrar a vocação turística do município. A mostra já passou por Belo Horizonte (Aeroporto de Confins), Brumadinho, Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont), Brasília (Congresso Nacional) e São Paulo (Aeroporto de Congonhas),e ainda será exibida em Porto Alegre.
Brumadinho de Braços Abertos é realizada pela Eshow, com o apoio da prefeitura de Brumadinho, do Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo, do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (IPHAN) e da Prefeitura de Salvador.
Atrativos
Fundado em 1938, o município de Brumadinho, com população estimada em 41 mil habitantes, pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. O nome da cidade, antes distrito de Brumado do Paraopeba, tem origem na palavra bruma, que significa nevoeiro, nebulosidade, muito comum em regiōes montanhosas.
Fica na cidade o maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim, que recebe anualmente turistas de todas as partes do planeta. Arte e natureza estão juntas ao longo dos 140 hectares de visitação, que reúnem cerca de 700 obras de artistas de vários países, em meio a um Jardim Botânico de mais 4,3 mil espécies raras de todos os continentes. O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, de rica biodiversidade, com trilhas em que se pode contemplar espécies do Cerrado e da Mata Atlântica, também tem parte de sua área em Brumadinho.
As serras, cachoeiras e a natureza exuberante da região estimulam o ecoturismo. No distrito de Casa Branca, é possível encontrar uma boa estrutura de pousadas e gastronomia diversificada, inclusive em eventos que já se tornaram tradicionais, como o Brumadinho Gourmet.
Outro local pitoresco e cheio de história é Piedade do Paraopeba, ao pé da Serra da Moeda. A vila setecentista é um dos povoados mais antigos de Minas, com igrejas como a Matriz Nossa Senhora da Piedade, datada de 1713, uma das mais antigas de Minas, além de casarões coloniais e muita tranquilidade.
Entre outras atrações históricas de Brumadinho estão a Fazenda dos Martins, construção do final do século XVIII, tombada pelo patrimônio histórico estadual, o Sítio Histórico Quilombo de Sapé, que mantém vivas as tradições afro-brasileiras, e o Forte de Brumadinho, ruínas de pedras com elementos arquitetônicos do século XVIII.
Exposição Brumadinho de Braços Abertos
28 de agosto a 3 de setembro – 9 às 17 horas
Centro Histórico de Salvador
Praça Municipal – Praça da Cruz Caída – Praça da Sé – Casa do Carnaval – Terreiro de Jesus
Entrada franca