A exposição Olga Gómez – Alegria da Criação entra em cartaz no próximo dia 14 de novembro e segue até 23 de fevereiro de 2025, no Museu de Arte da Bahia – MAB, no Corredor da Vitória. A mostra é um convite a conhecer a obra de Olga Gómez, argentina radicada na capital baiana desde 1986 e fundadora da premiada Companhia A RODA de Teatro de Bonecos, que acaba de completar 27 anos de existência. Através de desenhos, bonecos, brinquedos, sombras e cenografias de espetáculos produzidos ao longo de quatro décadas, os visitantes poderão adentrar o universo criativo da artista, em um ambiente que recria o ateliê de Olga. A exposição acontece de terça a domingo, das 10h às 18h, e tem entrada gratuita, sendo que a sua inauguração oficial ocorrerá no dia 13 de novembro, às 19h, também aberta ao público.
Fomentada pelo Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas, do Governo Federal, a mostra conclui uma jornada criativa que começou no início do ano com o reparo da sede da companhia, restauro do acervo de espetáculos e diversas atividades de formação artística gratuitas. O objetivo da exposição é o de promover estímulos sensoriais no público. A própria Olga Gómez compartilha que “tem sido muito enriquecedora a resposta das pessoas, desde as crianças de Sussuarana até um cidadão de Nova York, diante de um mesmo trabalho, na mesma semana”. Todos tendem a demonstrar curiosidade, entusiasmo e interesse. “Cada um dos bonecos articulados representa um esforço por evoluir na ideia da animação da matéria, para oferecer algo interessante à plateia”, afirma a diretora artística da Companhia A RODA.
O desenho é a base das múltiplas criações de Olga Gómez. “Por isso, pensamos numa exposição que não só mostrasse o histórico da companhia no campo teatral, mas que recriasse o universo de uma artista que materializa suas ideias através do desenho para chegar a outras formas de expressão artística”, explica Stella Carrozzo, curadora da exposição e uma das fundadoras d’A RODA. Ela complementa dizendo que “o público poderá ver não só bonecos, cenografias e figuras de sombra, mas esculturas em madeira, autômatos e desenhos inéditos – e, claro, muita alegria, movimento, potência e amor à arte”.
As imagens-alegoria vão ocupar o MAB, evidenciando a técnica e o estilo de Olga Gómez. Esculturas, bonecos, desenhos e cenografias dialogam com representações geométricas, conectando as obras com o espaço, unindo a abstração e a figuração. É preciso lembrar, ainda, que a exposição celebra os 27 anos de nascimento da Companhia A RODA. Marcus Sampaio, que também é um dos seus fundadores, juntamente com Olga e Stella, aponta que a mostra, assim, “abre uma janela para o público conhecer um pouco mais da amplidão criativa de Olga Gómez, que movimenta A RODA desde a sua formação, em 1997”.
Espaço interativo e atividades paralelas:
Na exposição, alguns autômatos, brinquedos, sombras e bonecos articulados poderão ser acionados pelo público. Além disso, um grupo de pesquisa em animação que trabalha com Olga Gómez fará apresentações de um dos espetáculos da companhia – “O Combate” – e de cenas curtas, nas seguintes datas: 14, 15, 16, 17 e 24 de novembro. Dessa forma, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho da companhia.
Outras atividades gratuitas serão as visitas guiadas para grupos, oferecidas tanto pela curadora da exposição quanto pelos mediadores do Museu de Arte da Bahia, os quais atuarão no sentido de favorecer uma construção conceitual e sensorial, de modo a abrir possibilidades de conexão entre o público e os trabalhos e espetáculos presentes na mostra. Essas mediações serão entendidas não como mecanismos de tradução da obra de Olga Gómez, mas, sim, como facilitadoras de um processo individual de interpretação e fruição da arte. As datas já previstas, inicialmente, para as visitas guiadas são: 14, 15, 16, 17, 19 e 20 de novembro.
Adicionalmente, foi realizado também um Curso de Mediação, gratuito, ministrado pela curadora da exposição, Stella Carrozzo, que contou com cinco aulas virtuais e uma aula presencial, realizadas entre outubro e novembro. Quanto a projetos futuros, Olga Gómez diz que há muito o que criar e mostrar, mas que, para isso, dois fatores são essenciais: “os editais de fomento à cultura e os corações entusiasmados de cada pessoa que se aproxima do nosso trabalho”.
Mais sobre a artista:
Olga Gómez é artista plástica e diretora da Companhia A RODA de Teatro de Bonecos. Com formação em Belas Artes, atua como escultora, professora, pesquisadora e encenadora de formas animadas. Nascida em Buenos Aires, Argentina, escolheu Salvador, capital da Bahia, como lar em 1986. Desde 1997, lidera a Companhia A RODA, sendo responsável pela criação e construção de suas figuras e bonecos articulados. Sua influência vai além das fronteiras do grupo, colaborando com outros diretores e participando de mostras artísticas de artes visuais e de teatro, nacionais e internacionais. Destacam-se suas premiadas montagens “A Cobra Morde o Rabo” e “O Pássaro do Sol”. Em 2008, dirigiu o espetáculo “Amor & Loucura” que viajou por 15 estados e 55 cidades brasileiras. Sua mais recente peça é “Luiz e a Liberdade”, espetáculo de 2017 que utiliza fantoches para contar a história do abolicionista baiano Luiz Gama.
Mais sobre a companhia:
A Companhia A RODA foi fundada em Salvador, Bahia, no ano de 1997 e, desde então, difunde o teatro de animação de bonecos por meio de oficinas e da criação e produção de espetáculos. A companhia leva aos palcos um teatro eminentemente visual, que fala a todas as idades, tanto pela força plástica de seus protagonistas esculpidos em madeira quanto pela temática de apelo mitológico e raiz popular.
Sob direção artística de Olga Gómez, A RODA já apresentou o seu repertório atual de cinco espetáculos em importantes mostras artísticas no Brasil e no exterior. Por duas vezes participou do projeto Palco Giratório do SESC, circulando por mais de 60 cidades, ministrando oficinas e apresentando-se com os espetáculos “Amor & Loucura” (2008) e “O Pássaro do Sol” (2015). A companhia foi contemplada com prêmios locais e nacionais de teatro, entre eles o Braskem de “Melhor espetáculo Infantojuvenil” de 2010, com o espetáculo “O Pássaro do Sol”.
Serviço Exposição Olga Gómez – Alegria da Criação:
Dias: 14 de novembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025 [de terça a domingo]
Horários: das 10h às 18h
Data de abertura: 13 de novembro de 2024, às 19h
Local: Museu de Arte da Bahia – MAB [Corredor da Vitória, 2340, Salvador]
Entrada: gratuita
Realização: FUNARTE – Ministério da Cultura – Governo Federal