Estar onde o cliente estiver é o objetivo do GPA. Por isso, o Grupo, que é líder no e-commerce alimentar do Brasil, se uniu ao iFood Mercado para aumentar as opções dos clientes que buscam fazer compras de supermercado de forma rápida e sem sair de casa. Ao todo, estarão contempladas, até o fim do mês de maio, mais de 200 lojas das redes Extra e Pão de Açúcar em todo o Brasil.
Para o GPA, a parceria tem como objetivo aumentar vendas e o GMV das operações online, além de potencializar a utilização dos principais ativos do Grupo, que são as lojas. As unidades estão localizadas em regiões altamente adensadas, bem localizadas e possuem uma infraestrutura preparada para auxiliar na operação desse tipo de compra, com estoque adequado e pessoal treinado.
“O foco do Grupo é maximizar a experiência de compra de uma cesta completa, com personalização, expansão operacional e geográfica e com foco na principal fortaleza, que é o amplo conhecimento e pioneirismo da venda de alimentos no Brasil. Em linha com esse cenário, o GPA acompanhou os movimentos de mudanças de comportamento dos consumidores e decidiu aprimorar sua estratégia digital com o objetivo de ampliar as opções de compra para seus clientes. A parceria com o iFood tem uma importância muito estratégica dentro do modelo de negócio do GPA, que busca oferecer as mais variadas formas de entregas para as compras de supermercado de seus clientes, sempre de acordo com cada uma das jornadas e momentos de consumo”, explica Luiz Henrique Costa, Diretor Executivo de Operações do GPA.
“Estamos otimistas com o avanço que temos tido no iFood Mercado, em especial na preferência dos consumidores. Evoluímos muito também com novas soluções e possibilidades para o segmento. A parceria e a chegada do GPA ao iFood traz a ampliação da oferta para os usuários, acompanhando a forte mudança nos hábitos de consumo observada nos últimos anos. Cada vez mais conectados e buscando novas oportunidades para suas compras, os consumidores querem seus supermercados preferidos no aplicativo, tanto para realizar compras pequenas e emergenciais, quanto para compras maiores e planejadas. Essa estratégia do GPA vai em linha com a busca permanente do iFood Mercado pelas melhores soluções para seus clientes e para os milhares de estabelecimentos cadastrados na plataforma, com capilaridade, presença nacional e expertise na logística de entregas. É um importante passo estratégico na expansão prevista para os próximos meses”, avalia Antonio Mello, Diretor de iFood Mercado.
Os clientes poderão realizar suas compras de supermercado pelo iFood em todos os estados onde o GPA tem lojas. No total, 15 estados estão contemplados (SP, RJ, PR, DF, MS, PI, AL, CE, BA, AL, TO, PA, PI, MG, GO) e o tempo de entrega pode variar de acordo com a localização do cliente e a modalidade escolhida. Haverá opções que vão desde entregas em até 15 minutos até as que podem ser agendadas de acordo com o horário de preferência do consumidor, sem limite de quantidade de itens, já que o objetivo é atender tanto as compras de reposição quanto as de abastecimento. Todas as categorias estarão disponíveis para serem adquiridas no app do iFood, exceto eletrodomésticos e bazar, e a separação será realizada pelos colaboradores das lojas, que são shoppers treinados para essa função. O iFood será responsável por toda a parte tecnológica, de vendas e logística.
Esta parceria é mais um passo do plano do GPA de se tornar uma plataforma colaborativa e alinhada com a estratégia multicanal da companhia, com o objetivo de apresentar diversas formas de os clientes adquirirem os produtos e serviços de suas marcas. Assim, o GPA consolida seu posicionamento garantindo uma experiência de compra robusta e completa para atender aos mais diversos momentos e jornadas de consumo dos brasileiros, que vem se tornando cada vez mais digital. “A parceria tem como objetivo crescer e desenvolver o negócio da companhia e o GPA entende que ser uma plataforma colaborativa, aberta a testar novos modelos de negócio e modais de venda faz parte do caminho a ser percorrido para atender o cliente onde ele quiser, da maneira que ele preferir e na hora que ele desejar. Com o iFood, o GPA complementa o seu negócio, que já conta com entregas no mesmo dia, dia seguinte e de forma agendada por meio das modalidades disponíveis no www.paodeacucar.com e no www.clubeextra.com.br. Com essa operação conjunta, aumentamos o nosso leque de opções de entrega em até uma hora, trazendo uma hiper conveniência para os clientes e reforçando a cobertura de serviço”, finaliza Luiz Henrique.
“Entre março de 2020 a março de 2021, o iFood chegou a mais de 5 mil parceiros, com um crescimento de 418% em relação a março de 2020, e é o único player presente em todas as regiões do Brasil, com presença em mais de 400 cidades. No mesmo período, o número de itens pedidos na categoria apresentou crescimento de 660%. Com esta parceria, o iFood Mercado visa oferecer ainda mais diversificação de produtos e agregará ainda mais ao portfólio do iFood Mercado, que conta ainda com produtos Pet, Farmácias e Conveniência”, conclui Antonio Mello.
A operação conjunta com o iFood também permitirá que o GPA realize vendas em horários alternativos que, até o momento, não eram uma opção para o consumidor que comprava de forma online pelo Extra ou pelo Pão de Açúcar, como nos fins de semana e durante à noite, faixas de horário e dias em que o iFood é ainda mais forte.