O Hospital Espanhol, em Salvador, que é Centro de Tratamento da Covid-19, disponibiliza, de forma gratuita, terapia psicológica com atendimento por videochamada para familiares de seus pacientes.
“A falta de contato presencial com a família, em um momento delicado como este, só agrava o estado emocional dos envolvidos. O atendimento psicológico ao paciente já existe, como parte do protocolo de tratamento. Agora, o cuidado com os familiares, que o Hospital Espanhol tem tido, lhes disponibilizando terapia com psicólogos, passa a fazer parte dos nossos processos. O equilíbrio do familiar colabora para o bem estar do paciente, nos contatos entre eles, por videochamadas”, destacou a médica Thayse Barreto, Diretora Geral do Hospital Espanhol.
Responsável pelas terapias online com os familiares, a psicóloga Márcia Andrade tem se surpreendido com os resultados positivos. Cerca de 50 atendimentos são realizados por semana, que duram em média 30 minutos cada um.
“O padrão é de um atendimento semanal. Mas há pessoas que precisam de dois ou até três atendimentos, de acordo com os sintomas. Na maioria das vezes, de angústia, ansiedade, medo e incertezas”, disse Márcia. “No caso de pacientes em enfermaria, há as visitas virtuais que amenizam a dor da distância e a falta de contato presencial”, acrescentou a psicóloga.
A auxiliar de serviços gerais, Maria da Anunciação Miranda é casada com o cozinheiro aposentado Reginaldo dos Santos que passou 34 dias internado no Hospital Espanhol. Ele chegou a ser intubado, mas se curou, venceu a Covid-19 e já recebeu alta. Mesmo com o cônjuge em casa, Maria segue recebendo acompanhamento psicológico online.
“Tem males que vêm para o bem. Hoje me sinto muito mais forte e alegre e só quero agradecer”, afirmou Maria Anunciação.
O atendimento também é realizado para funcionários do Hospital Espanhol, em virtude do nível de estresse que enfrentam por atuarem na linha de frente.
Bahia Notícias