Acontece neste sábado (12), a partir das 13h, o troféu FBDA 70 anos. A entidade reguladora dos esportes aquáticos no estado da Bahia completou 70 anos no último dia 7 de agosto e comemora com evento especial no Complexo Aquático da Piscina Olímpica da Bahia, localizada na Avenida Bonocô.
Fundada em 1953, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) tem o papel de desenvolver e fomentar, de forma exclusiva, as competições oficiais dos esportes aquáticos no estado ao longo de sete décadas. A instituição é um referencial como promotora de importantes eventos nas águas abertas, sendo o principal estado na realização de provas da modalidade no país.
Impulsionadora de grandes talentos ao longo dos anos, a FBDA tem entre seus ex-nadadores nomes como o do medalhista Eduardo Valério, a campeã olímpica Ana Marcela, além da nova geração de campeões, como Celine Bispo e Guilherme Caribé.
“Chegou o momento de celebrar a nossa entidade. Crescemos muito e continuamos sempre com a premissa de revelar grandes talentos, grandes campeões. Hoje, a Federação não atua apenas na realização de competições, como também no auxílio de atletas e em programas sociais, a exemplo do Natação em Rede: uma parceria entre a Federação e a SUDESB. É a prática do esporte em todos os setores. Afinal, o nosso propósito é levar os baianos para a água”, afirma Diego Albuquerque, que está em seu segundo mandato como presidente da FBDA (2017/2021/2025).
A competição de natação contará com as categorias mirim ao máster e, curiosamente, será realizada na piscina de 25 metros do Complexo Aquático da Piscina Olímpica da Bahia. Já na piscina de 50 metros, paralela à competição, haverá uma apresentação da Seleção Baiana de Nado Artístico e um jogo lúdico de polo aquático, aberto ao público, representando os esportes praticados pela FBDA.
Os participantes terão uma programação especial que, além do sorteio de brindes e brincadeiras, contará com muita emoção na água e promessa de novos recordes. A competição conta com o apoio da Superintendência dos Desportos Aquáticos da Bahia (SUDESB), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado (SETRE).
Bahia Notícias