A Feira Agroecológica Urbana de Salvador, promovida pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), movimentou as ruas do bairro do Comércio nesta terça-feira (16). O evento aconteceu na Praça da Inglaterra, uma das principais da região, e atraiu cidadãos, trabalhadores e turistas que passavam pelo local.
Presente no evento, o titular da Secis, Ivan Euler, destacou o sucesso da feira na região do Comércio e revelou que há expectativa de expansão do programa para o ano de 2025. “A Feira Agroecológica do Comércio é um verdadeiro sucesso. Estamos estudando manter um ponto fixo aqui no próximo ano, pois essa é uma das feiras mais movimentadas que temos na cidade. Aém disso, recebemos muitos pedidos nesse perfil, principalmente das pessoas que trabalham na região”, explicou.
Dona Maria das Graças, de 60 anos, estava de passagem pelas ruas, mas aproveitou para dar uma olhada nos produtos em exposição e garantir lembrancinhas para toda a família. “Eu estava passando quando vi a feira, é uma ótima iniciativa. Dei uma olhada nos sabonetes artesanais e estou levando para presentear minha família no Natal. Adorei encontrar esse estande aqui”, disse.
Ao todo 21 boxes foram montados na Praça, onde é possível encontrar fornecedores de produtos de produção primária (vegetais, frutas, hortaliças), produtos beneficiados (compotas, molhos, lanches), fornecedores com produtos ou serviços com aderência ao assunto (brechó, ecobags, compostagem) e artesanatos.
Vendedor de biocosméticos naturais e veganos, José Raimundo Costa contou que a participação na Feira Agroecológica agrega valor à atividade desenvolvida, além de ser facilitadora para a divulgação e venda de seus produtos. “Essa feira permite escoar nossos produtos com mais facilidade. Eu já participei de diversas edições, juntamente com a minha esposa, e a gente adora. Foi através dela que descobrimos novos espaços para venda, e é uma iniciativa da Prefeitura que nos beneficia muito e tem todo o meu apoio”, enfatizou.
A iniciativa é organizada pela própria sociedade civil em parceria com a Prefeitura de Salvador, e acontece em universidades, restaurantes veganos e naturais, lojas de produtos Homehealth ou em bairros com maior circulação. Desta forma as feiras democratizam o acesso da população a esse tipo de produto e serviço.
Fotos: Bruno Concha/Secom PMS