Na manhã desta segunda-feira, vinte e quatro internos de um dos alojamentos, chamado Ana Brandão, da Comunidade de Acolhimento Sócio Educativa Zilda Arns (Case), em Feira de Santana, fizeram uma rebelião por cerca de uma hora. De acordo com publicação do site Acorda Cidade, o diretor do Sindicato dos Agentes Disciplinadores e Socioeducadores (Sindap), Zito Santos, afirmou que dois agentes foram feitos reféns.
Ninguém ficou ferido.
A Polícia Militar foi acionada e conseguiu contornar a situação. Na ação, eles ainda subiram no teto do local e quebraram equipamentos.
Por meio de nota, a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), afirmou que os detentos fizeram reivindicações que não podem ser atendidas, “Por ferirem o regimento interno da unidade e as normas e procedimentos padronizados de funcionamento das unidades de cumprimento de medida socioeducativa da Fundac”, afirma.
Entre as reivindicações, estão pedidos de alimentação e roupas trazidas por visitantes, cortes de cabelo que os identifique como integrantes de grupos específicos e ausência de revista em familiares e visitantes.
Ainda segundo a Fundac, o procedimento padrão, agora, é a criação de uma comissão interna para apurar o incidente e tomar as providências administrativas cabíveis.