Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Feira Preta Festival anuncia primeiros artistas confirmados para edição inédita em Salvador

Nomes como Sued Nunes, Afrocidade, Rachel Reis, Ministereo Publico e Batekoo compõem o line up do evento, que celebra a cultura preta com protagonismo de artistas baianos; programação acontece de 28 a 30 de novembro no Distrito Criativo, em Salvador.

O Feira Preta Festival anuncia os primeiros nomes confirmados da programação musical de sua edição inédita em Salvador. O evento ocorrerá entre os dias 28 e 30 de novembro de 2025 no Distrito Criativo de Salvador, tendo como ponto central da programação a Praça Maria Felipa. O Festival encerra o calendário do programa Salvador Capital Afro deste ano.

Com o tema “Axé – Revolução que dá baile” a estreia na capital baiana será marcada pelo protagonismo de artistas locais que refletem a potência da música preta produzida na Bahia. “Pensamos numa programação que reflita o verdadeiro molho da Bahia e que reverencie o Axé desde suas origens nos terreiros, até à contemporaneidade, com os bailes e paredões de Salvador, passando pela tradição dos blocos Afro”, explica Adriana Barbosa, fundadora e diretora executiva do Feira Preta.

Toda a programação do Feira Preta Festival é gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não-perecível que será destinado a instituições sociais locais. Entre os nomes já confirmados estão:

Jau – Cantor e compositor com trajetória ligada ao Olodum e à música afro-pop, é um dos grandes nomes do axé e referência na cena musical de Salvador.

Sued Nunes – Cantora e compositora baiana que mistura ancestralidade, cultura negra e música contemporânea em performances intensas e poéticas

Afrocidade – Big band de Camaçari que combina ritmos afro-baianos, caribenhos e contemporâneos em uma sonoridade percussiva e pulsante, símbolo da cultura periférica negra.

Rachel Reis – A cantora e compositora baiana será a convidada de Jau. Ela se destaca pela mistura de ritmos brasileiros contemporâneos. Em 2023, foi indicada ao Latin Grammy na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa com Meu Esquema.

Pagode Por Elas – Plataforma que fortalece a cena do pagode ao dar visibilidade e protagonismo a mulheres, com selo musical, conteúdos e eventos.

A Dama do Pagode – Cantora e compositora que ocupa lugar de destaque em um cenário dominado por homens, trazendo empoderamento feminino para o pagode baiano.

Yan Cloud – Voz da nova geração, mistura afrobeats, rap e R&B em letras que tratam de identidade, resistência e ancestralidade.

Vírus Carinhoso – Cantor e compositor que une poesia, afrobeats e jazz em composições que abordam identidade e resistência.

Ministereo Público SoundSystem – Coletivo de reggae e dub que utiliza a música como ferramenta de conscientização sobre direitos humanos e justiça social.

Batekoo – Uma das principais plataformas de cultura negra e periférica do Brasil que realiza festas e encontros culturais por todo o Brasil.

Adriana avalia que essa edição é mais do que um marco histórico:

“O Feira Preta nasceu para ser um instrumento de prosperidade para a população negra, e chegar à Bahia, terra-mãe do Axé, da resistência e da criatividade preta, é conectar toda nossa trajetória com o futuro. Depois de tudo o que passamos nos últimos anos, estar com artistas baianos e com a energia dessa cidade é, de fato, uma volta por cima. Não se trata apenas de um festival, mas de um ecossistema vivo que movimenta a economia preta, ativa territórios e transforma realidades”, ressalta.

Além das apresentações musicais, o Festival contará com feira de afroempreendedores, desfiles de moda, talks focados em empreendedorismo, cultura e economia, stand up, gastronomia, mapping, games, programação infantil e atividades para toda a família. A edição reforça Salvador como um dos principais polos da cultura afro-diaspórica no mundo e fortalece o protagonismo negro em diferentes áreas da Economia Criativa.
O Festival Feira Preta Salvador é realizado pelo Instituto Feira Preta e apresentado pela Nubank, com apoio institucional dos governos federal (via Lei Rouanet), e municipal (Prefeitura de Salvador e Secretaria de Cultura e Turismo – Secult) e Sebrae, além do patrocínio de NIVEA, Assaí Atacadista, Instituto Assaí, Pinheiro Neto Advogados e apoio da L’Oréal, Consulado da Mulher e Socicam – Terminal Turístico Náutico da Bahia (TTNB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar