Campanha visa alertar a população sobre a alta carga tributária no país. Na capital baiana, acontecem várias ações de mobilização e conscientização de 15 a 19 de maio
Com objetivo de conscientizar a população baiana sobre a alta carga tributária do país, a campanha Feirão do Imposto chega em Salvador no mês de maio, sob a coordenação da Associação dos Jovens Empreendedores da Bahia (Aje Bahia). Serão diversas ações de conscientização e mobilização durante todo o mês para refletir sobre o quanto a sociedade paga em impostos diariamente e a importância de acompanhar como esse dinheiro arrecadado é aplicado.
Para lançar a campanha na capital baiana, acontece no dia 15 de maio palestra intitulada Gestão tributária eficiente: uma visão ampla do negócio, no salão de eventos no 3º andar da Fecomércio, a partir das 08h. Na ocasião, serão abordados temas como a reforma tributária, simples nacional e como lidar com a burocracia de forma mais eficiente. Quem conduz o encontro é a advogada e mestre em direito tributário Patricia Linhares. A entrada custa R$ 15,00 para associados da Aje e R$ 40,00 para não-associados.Os interessados devem se inscrever pelo link http://www.ajebahia.com.br/cadEvento.cfm?id=48
De 15 a 19 de maio, acontece semana de mobilização com vendas de produtos e serviços de empresas parceiras do Feirão do Imposto em Salvador, sem o custo dos impostos inseridos no preço. Participam da semana negócios dos mais diversos ramos e acontecem também ações de conscientização em locais de grande movimentação de pessoas na cidade como praças e estádios de futebol.
Já no dia 19, considerado o dia D do Feirão do Imposto, acontece ação especial no Posto Gameleira da Avenida Suburbana. A partir das 07h, a Petrobahia S.A, parceira do Feirão, vai comercializar 5 mil litros de gasolina com valor final reduzido, devido à isenção da carga tributária que incide sobre o preço do combustível. Serão disponibilizadas 240 fichas para carros no valor de R$ 50,00 e 60 fichas para moto no valor de R$ 15,00.
Sobre o Feirão do Imposto
A campanha foi criada em 2003, na cidade de Joinville (SC), pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil para educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, sendo desenvolvido anualmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) através dos seus movimentos locais, a exemplo da AJE Bahia, com o propósito de disseminar informações tributárias de forma simplificada. O objetivo é conscientizar a população acerca do quanto se paga em tributos sobre produtos e serviços diariamente, sem que haja um retorno devido para a sociedade, despertando o interesse pelo acompanhamento da aplicação dos recursos públicos.