Certeza de bons negócios para os expositores, criadores e empresários do agronegócio, e de entretenimento e diversão para a família. Essa é tônica da Feira Internacional da Agropecuária – FENAGRO, o maior evento do segmento no Norte/Nordeste e um dos cinco mais importantes do Brasil. A 31ª edição da exposição começa amanhã (24) e vai até 2 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. A abertura oficial é domingo (25), às 15h, com a presença de autoridades e empresários do setor. Este ano, a feira comemora os 40 anos do Parque de Exposições.
Participam da FENAGRO 2018 mais de 2.500 expositores e 4 mil animais entre bovinos, equinos, bubalinos, caprinos e ovinos, além de animais de pequeno porte. O evento é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). São patrocinadores a Cerveja Devassa, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil (BB), Desenbahia, Sebrae e FAEB/Senar.
Além dos leilões, julgamentos e concursos de animais, a programação da FENAGRO reunirá provas equestres, Arena Off Road, Rota da Cachaça da Bahia, concurso leiteiro, feiras de agricultura familiar e artesanato, praça de alimentação com culinária regional, cozinha interativa, apresentação de grupos musicais, cordelistas e teatrais, parques de diversão, Arena Pônei e mostra de pequenos animais.
“É nas baias, pista, pavilhões e tatersais que os anfitriões da FENAGRO exibem o que há de melhor no agronegócio do estado, o alto padrão da genética animal”, enfatiza Almir Lins, coordenador do evento e presidente da Accoba. Ao todo, estão previstos seis leilões, com uma média de 40 lotes cada, envolvendo raças Girolando (bovinos), Pampa, Mangalarga e Mangalarga Marchador (equinos) e Santa Inês (ovinos). Na pista, animais de 15 raças serão julgados.
Novidades – Nesta edição, muitas são as novidades, dentre elas a Semana de Inovação, Desempenho e Empreendedorismo no Agro (Idea), que inclui uma programação rica em palestras, debates e cursos em três eventos. Dentre as temáticas a serem discutidas, estão as novas tecnologias de pecuária, em tempo real, para pesagem no pasto, ultrassonografia de carcaça e qualidade da carne bovina e o uso de drones no processo de inseminação do rebanho. Também será abordada a sustentabilidade como vantagem competitiva no mercado internacional.
A questão de gênero também estará em pauta na Semana de Inovação, sobretudo no que se refere à participação significativa das mulheres nos cargos de gestão no agronegócio, estimada em 30%. O evento, que integra a programação da FENAGRO, culmina com a elaboração de um projeto piloto do Mercado Gourmet na Bahia. A proposta é criar uma rede de apoio e de negócios no estado que envolva fornecedores de insumos, entidades ligadas ao setor, pecuaristas dos diversos segmentos, frigoríficos e boutiques de carne. Durante o evento, representantes já realizarão rodadas de negócios. A Semana de inovação é uma iniciativa da Associação Baiana de Criadores de Nelore (ABCN), em parceria com a Embrapa e a entidade Elas no Agro.
Potencial – Segundo dados da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), o agronegócio baiano representa 1/4 da economia da Bahia, movimentando R$ 30,8 bilhões, sendo a produção direta da agropecuária correspondente a R$ 17,8 bilhões. O setor ainda é responsável por 37% das exportações do estado. No panorama nacional, o agronegócio baiano representa 25% do total, gerando 181 mil empregos diretos e indiretos.
No ranking nacional, a Bahia está em primeiro lugar na caprinocultura (2,14 milhões); em segundo lugar na ovinocultura (2,70 milhões); em quinto lugar na suinocultura (2,10 milhões). Na avicultura, o Estado ocupa a nona posição (13,5 milhões), assim como na bovinocultura (de corte e leite) com 10,5 milhões de cabeças. Já na bovinocultura leiteira, a Bahia ocupa o terceiro lugar com um efetivo de 3,80 milhões.
Institucional – A FENAGRO ainda conta com um pavilhão institucional, onde o público e investidores encontrarão diversas instituições como bancos, universidades, secretarias de governo e outros órgãos ligados ao setor agropecuário, mostrando projetos, programas, tecnologias e outras ações ligadas ao segmento. O espaço conta com uma área de convivência com auditórios, sala de reunião disponível para encontros e rodadas de negócios entre os parceiros e o público interessado em geral.
A Seagri trará para essa edição uma exposição fotográfica que contará a história do Parque de Exposições de Salvador (Peas). A retrospectiva marca os 40 anos do parque, valorizando a sua importância para o setor agropecuário baiano, a partir da realização dos eventos, leilões, premiações e exposições.
Outra importante iniciativa do órgão é a mostra das principais cadeias produtivas da agropecuária baiana, valorizando os produtos da base produtiva, mostrando ao público os resultados alcançados pela agropecuária desde a base produtiva até o produto final obtido para comercialização. Além da viabilização de novos negócios, serão apresentados e comercializados produtos com valor agregado e diferenciado para o mercado consumidor, seja ele atacadista ou varejista, sem a ação de intermediários.
Em mais uma edição na FENAGRO, o Salão Internacional, fomentará negócios com outros países, promovendo capacitações, workshops, fóruns e debatendo temas estratégicos voltados à inovação e o aumento da competitividade da agropecuária baiana. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com a Seagri, o Corpo Consular da Bahia e a COMEX – ACB.
Consulados existentes no estado promoverão a interação de seus empresários e cidadãos, embaixadores, artistas e pesquisadores, com autoridades locais, mídia em geral e com os empresários das cadeias produtivas da agropecuária que estarão expondo seus produtos durante a feira. Serão encontros especiais onde a cultura, música, turismo, gastronomia e, principalmente, negócios acontecem.
Vale ressaltar que, durante o período da realização da feira, o gabinete da Secretária da Agricultura, Andrea Mendonça, será transferido para a FENAGRO, de onde ela realizará todas as suas atividades, atendimentos e reuniões.
Agricultura Familiar – A FENAGRO também é uma oportunidade para o pequeno produtor divulgar e comercializar seus produtos. Com o tema A Mulher Rural, a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES) vem dando cara e forma para um rural mais humano, inclusivo e produtivo. Serão 270 empreendimentos, entre cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, que comercializarão mais de dois mil produtos.
Promovida pela SDR, com o apoio do Banco Mundial e do Fida, a feira reúne empreendimentos da Agricultura Familiar, Economia Solidária, assentados dos Programas de Reforma Agrária e Crédito Fundiário e Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, para promover a articulação e integração entre os empreendimentos com os diversos segmentos e redes de comercialização existentes no mercado.
Como nas edições anteriores, serão lançados novos produtos, a exemplo do Iogurte de café e dos queijos de leite de cabra defumado e ao vinho, da Cooperativa de Produção Agropecuária de Jiló (Coopag), Cerveja de Licuri, da Cooperativa Regional de Agricultores/as Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor) e Mix Sertão da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba (Coopaita), composto de frutas desidratadas, castanha de caju e tapioca. Durante os nove dias, serão comercializados uma diversidade de 2 mil produtos.
Como reforço à comercialização dos produtos da FEBAFES, o evento trará uma “Praça Gastronômica” com culinária trabalhada pela agricultura familiar de 22 regiões da Bahia. A Cozinha Show – Sabores e Saberes da Agricultura Familiar reunirá chefs de cozinhas renomados e agricultores familiares que farão uma interação entre a gastronomia e a origem dos alimentos com a apresentação de pratos desenvolvidos a partir dos produtos comercializados no evento.
No Espaço de Tecnologias Sociais, 30 organizações sociais, acadêmicas, empresas, ligadas ao segmento da agricultura familiar e instituições de pesquisas, farão uma mostra dos avanços tecnológicos na área da produção, agroindústria e comercialização da agricultura familiar.
Haverá ainda a entrega do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) de número 3 mil, importante ferramenta para identificar os produtos oriundos da agricultura familiar, que vem crescendo e se organizando para produzir cada vez mais e com mais qualidade.
Além da comercialização de produtos, serão realizados seminários, oficinas, simpósios, workshops e reuniões técnicas para 4 mil pessoas. Instituições do segmento de crédito estarão presentes para apresentar e operar linhas de crédito voltadas para agricultura familiar.
Também presente no Espaço Institucional, a SDR apresentará ações voltadas para o desenvolvimento rural da Bahia.
ENTRETENIMENTO – Como não poderia deixar de ser, diversão é marca forte da 31ª FENAGRO. Além da Arena Pônei, um espaço que contempla estrutura e segurança para as crianças se esbaldarem nessa recreação, os pequeninos também terão parques mecânico e infláveis completos.
Valorizando o espírito natalino, a Casa do Papai Noel na Fazenda, traz para FENAGRO, um espaço diferenciado, dinâmico e criativo, onde o meio rural estará inserido nesse contexto, acessível a todas as idades e todos os públicos, com o objetivo de resgatar memórias e construir novas lembranças, valorizando a agropecuária baiana e demonstrando a importância do setor agropecuário na vida das pessoas, não só no período natalino, mas todos os dias do ano.
Pela quarta vez, o evento abrigará a Arena Off-Road, a maior do segmento 4×4 no Norte-Nordeste, que irá reunir praticantes de todo país. Uma exposição de carros antigos atrairá colecionadores e o público em geral. O Corpo de Bombeiros realizará uma exposição de carros e equipamentos, arvorismo, palestras sobre primeiros socorros e acidentes domésticos.
O esporte mais popular também estará representado e as torcidas dos maiores clubes baianos, Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória, terão um espaço especial para conhecer a história do futebol baiano e adquirir produtos oficiais de seus times.
No primeiro domingo da feira (25), estão programadas apresentações da Banda da Polícia Militar, da Cavalaria da Polícia Montada, de atrações infantis e fanfarras.
31ª FENAGRO
Data: 24 de novembro a 2 de dezembro
Local: Parque de Exposições de Salvador
Horário de funcionamento: 8h às 22h
Ingresso: R$ 10
*Entrada franca para crianças até 10 anos e idosos (mais de 60 anos)