Com um litoral de 1.183 quilômetros e 13 zonas turísticas, a Bahia tem um dos maiores potenciais turísticos do país. Somente durante o verão de 2018/2019, seis milhões de turistas visitaram o Estado, movimentando mais de R$ 6 bilhões. Para fortalecer esse importante segmento da economia, a Secretaria do Turismo (Setur) mantém no ar o portal (www.observatorio.turismo.ba. gov.br) com informações, dados, indicadores e pesquisas sobre o turismo baiano, voltado para gestores, investidores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da imprensa.
Durante a pandemia de Covid-19, o Observatório do Turismo da Bahia tem sido fundamental para o acompanhamento do setor turístico através do levantamento de dados junto a órgãos parceiros. “É uma ferramenta muito importante para captar e entender as lacunas, desejos e as necessidades de nosso setor. Nele é possível observar o fluxo e a movimentação de todas as concessionárias que atendem o Estado. Com isso, conseguimos ter um diagnóstico mais apurado dos momentos mais e menos intensos e observar a movimentação das atividades ligadas ao turismo”, explica o secretário da Setur, Fausto Franco.
O publicitário Alexandre Oliveira está montando uma campanha publicitária abordando a retomada das atividades turísticas na Bahia e tem utilizado o portal para coleta de dados. “É o portal mais completo que encontrei. Nele conseguimos identificar o período de maior fluxo turístico e, com base nisso, traçar estratégias mais assertivas. Para uma campanha publicitária, principalmente nessa fase de retomada, é possível inserir nos conteúdos os aspectos que reforçam a ideia de saudade e segurança que os turistas têm do estado. Estamos utilizando a diversidade da Bahia, roteiros que podem ser mais baratos pra quem busca economia, os períodos festivos, os aspectos mais intangíveis daqui como essa receptividade baiana, o calor e a alegria do povo”.
A professora e pesquisadora Carolina Spínola trabalha com turismo há 20 anos e tem utilizado a plataforma digital. “Antes do lançamento do Observatório, houve um longo período aqui na Bahia havia dificuldade de se encontrar informações estatísticas. Agora temos essa ferramenta importante para o fortalecimento da pesquisa no setor, ainda mais no momento atual pela pandemia, em que o Observatório tem conseguido fazer uma avaliação do setor”.
Análise
Para entender as consequências da pandemia no turismo baiano, a Setur realizou pesquisas com empresários, guias de turismo cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e com investidores privados de projetos turísticos, tanto em planejamento como em fase de implantação. A análise ajuda na construção de um entendimento mais preciso da real situação econômica do setor possibilitando, assim, comparação dos meses do período da pandemia e o mesmo período do ano anterior.
Segundo dados divulgados no portal, o índice de empresas do setor turístico que fecharam na Bahia com a pandemia do Covid-19 é de 84,6%. Já o total de desempregos provocados pela suspensão de seu funcionamento chegou a 55%. Entre os guias de turismo, a totalidade ficou sem exercer a atividade nesse período. A pesquisa mostra também que o índice de 84,6% equivale ao total de empresas que afirmaram necessitar de crédito no momento atual, para manutenção das suas atividades.
De acordo com a diretora de Planejamento Turístico da Setur, Giulliana Brito, os comparativos têm ajudado a mensurar os impactos causados pelos efeitos da pandemia, através do monitoramento de dados. “As pesquisas possibilitam a obtenção de dados sobre demissões, variação do faturamento das empresas e dos guias de turismo, estratégias adotadas, novos serviços implementados, perspectiva do empresário e do guia de turismo, entre outros. O levantamento ajuda a identificar possíveis dificuldades na execução dos projetos turísticos ocasionadas pela pandemia, para estabelecer estratégias com vistas à reativação e retomada do crescimento do setor na Bahia”.