A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que a Operação de Verão, que atende aos feriados de Natal e Réveillon, segue até 10 de janeiro.
Além das saídas nos horários oficiais, atendendo o decreto governamental nº 20.612, de 22 de julho de 2021, viagens extras estão ocorrendo nos horários de maior demanda, ampliando o atendimento para auxiliar a reduzir o tempo em fila (considerando sempre a disponibilidade de barco a cada momento, prevendo as manutenções corretivas e preventivas).
A partir do Terminal São Joaquim, os horários de saída são: 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h e 22h; e a partir do Terminal Bom Despacho, 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h e 22h. Para agilizar o acesso, equipes de atendimento auxiliam o tráfego nos dois terminais, orientando o fluxo de acesso de veículos aos guichês específicos para o embarque e desembarque.
Nesta sexta-feira, os ferries à disposição da operação são: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Anna Nery, Ivete Sangalo e Pinheiro. O movimento é tranquilo para veículos e pedestres nos terminais São Joaquim e Bom Despacho.
Permanecem obrigatórios o uso de máscara e o atendimento a 75% da capacidade de lotação dos barcos para pedestres. Para reforçar a importância da colaboração de todos os usuários do Sistema Ferry-Boat no cumprimento das medidas sanitárias preventivas, incluindo o distanciamento, orientações são dadas por meio do sistema de rádio e TV e de cartazes e avisos expostos nos terminais e nas embarcações.
A operação para o feriado conta com a parceria de órgãos de Salvador e Itaparica, como a Transalvador, Corpo de Bombeiros (SALVAR), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Rodoviária (5ª CIPM – Ilha de Itaparica), Polícia Militar Rodoviária (16ª CIPM de Salvador e 5ª CIPM da Ilha de Itaparica), Polícia Civil, e Secretaria Municipal de Transporte de Itaparica.
Ferry Card: Por conta da Operação de Verão, que atende aos feriados de Natal e Réveillon, o atendimento para migração dos cartões recarregáveis está suspenso até segunda-feira (10/01).
Sendo assim, foi prorrogado para 18 de fevereiro a data limite para os usuários fazerem a migração do cartão – versão antiga para o sistema novo. As recargas nos cartões antigos poderão ser realizadas até o dia 18/02. Após essa data não haverá perda de saldo, nem bloqueio dos cartões.
Prevenção: Entre as medidas preventivas adotadas pela ITS estão a autorização da venda de apenas uma passagem por pessoa; instalação de suportes de álcool em gel nas embarcações e salões de embarque dos terminais São Joaquim e Bom Despacho (reabastecidos regularmente); além da higienização e desinfecção de todos os ferries em trânsito, bem como das instalações dos dois terminais (realizadas diariamente), inclusive após o encerramento da operação do dia. As equipes de manutenção e limpeza estarão de plantão no período de aumento de demanda. Permanece obrigatório o uso de máscara e a recomendação para que os passageiros mantenham o distanciamento, durante todo o período de permanência nos terminais e ferries.
Toda a operação ocorre dentro dos critérios e restrições estabelecidos pelos órgãos oficiais de saúde, em função da pandemia de Covid-19. Os passageiros recebem orientações sobre os protocolos na hora da compra da passagem, durante a travessia, através do sistema de rádio e tv dos terminais e embarcações, e por meio de cartazes expostos nesses ambientes.
Hora Marcada: Para o serviço de Hora Marcada, muitas vagas foram disponibilizadas e já estão esgotadas. A atual disponibilidade de bilhetes pode ser conferida através do site www.internacionaltravessias.com.br.
Canal de atendimento ao cliente: A Internacional Travessias Salvador está com novo canal de atendimento ao cliente, o e-mail: [email protected], para dúvidas, sugestões ou reclamações sobre o sistema Ferry-Boat. O usuário também pode entrar em contato através do telefone (71) 3103-2050.
A administradora do Ferry-Boat informa que o sistema conta com agendamento para veículos de passeio por meio do SAC Digital (disponível no app e no endereço www.sacdigital.ba.gov.br), a plataforma eletrônica de serviços do Estado. Diferente do serviço Hora Marcada, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço. O motorista só paga pelo ticket da passagem ao se apresentar no guichê, momentos antes de realizar a viagem.