A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que desta quarta-feira (11) até 16 de outubro será realizada a operação para o Feriado de Nossa Senhora Aparecida. Para o período, estão previstos cinco ferries para as travessias entre os terminais hidroviários de São Joaquim, em Salvador, e de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica: Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Pinheiro, Rio Paraguaçu e Zumbi dos Palmares. O funcionamento regular é das 5h às 23h30, de hora em hora, de segunda à sábado; e das 6h às 23h30 nos domingos e feriados. Entretanto, horários extras vão ocorrer de acordo com a demanda e com a disponibilidade dos barcos.
Nesta sexta-feira, os ferries à disposição da operação são: Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Dorival Caymmi. O movimento é tranquilo para veículos e pedestres nos terminais São Joaquim e Bom Despacho
Para este ano, é esperado um fluxo superior em 5% comparado ao movimento registrado em 2022. Neste mesmo feriado ano passado, utilizaram o sistema aproximadamente 105 mil pessoas e 16,7 mil veículos. Para atender à demanda, a empresa mobilizou suas equipes de todos os setores, reforçando o plantão nos turnos com equipe extra.
Veículos pesados: No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões é das 5h da quarta-feira, véspera do feriado, até as 15h do dia seguinte.
No sentido contrário, a suspensão é válida das 5h de domingo até as 15h de segunda-feira. Veículos pesados transportando alimentos e também pacientes em tratamento médico fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.
Hora Marcada: O sistema conta com opção de agendamento para veículos de passeio por meio do serviço Hora Marcada. As vagas para compra podem ser acessadas no site internacionaltravessias.com.br.
Filômetro: A movimentação nos dois terminais pode ser acompanhada através do canal Filômetro: internacionaltravessias.com.br/filometro. Na plataforma, é permitida a consulta prévia sobre o melhor momento para se dirigir até São Joaquim ou Bom Despacho, contribuindo para um menor tempo de espera na fila. Nos terminais, painéis digitais trazem informação atualizada dos embarques para usuários, com dados sobre capacidade dos ferries, horários de saída e tempo médio de espera. Nos terminais, passageiros poderão acessar a internet por meio do serviço Wi-Fi. Para o acesso, basta habilitar o wi-fi no celular, clicar na rede WIFI-FERRY, efetuar o cadastro e conectar.
Canal de Atendimento ao Cliente: O contato com a ITS para dúvidas, sugestões ou reclamações sobre o sistema Ferry-Boat podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]. Para cancelamentos e reembolsos: [email protected]; outras solicitações: através do telefone (71) 3103-2050, com funcionamento de segunda a sexta, de 8:00 às 18:00.
SAC Digital: Veículos de passeio podem realizar agendamento por meio do SAC Digital (app e www.sacdigital.ba.gov.br), plataforma eletrônica de serviços do Estado. Diferente do serviço Hora Marcada, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço. O motorista só paga pelo bilhete da passagem ao se apresentar no guichê, momentos antes de realizar a viagem.
O cliente deve comparecer com 60 minutos de antecedência ao horário agendado para embarque.
Bilheteria: A bilheteria do Sistema Ferry-Boat é eletrônica, considerando as capacidades das embarcações a cada viagem.
Atendimento preferencial: O atendimento a passageiros com passe livre e gratuidades por lei, é feito por meio de guichês exclusivos. O embarque obedece aos limites de capacidade por embarcação.
Ferry-Card: Para aqueles que precisam fazer a recarga do cartão Ferrycard, o serviço estará disponível, mesmo nos dias de operação especial, em guichê específico para isso. Para o caso de troca ou entrega de cartões, o horário de funcionamento deste setor é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 13h30h às 17h, e não funciona sábado, domingo e feriado.
Apoio: A operação especial deste feriado nacional conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Transalvador, Secretaria Municipal de Transporte de Itaparica, equipe da Salvar do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e Juizado de Menores.