Para atender a alta demanda, o sistema realizou 877 viagens; volume é 61% maior que o número regular obrigatório.
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Sistema Ferry-Boat, transportou entre os dias 22 de dezembro de 2016 e 4 de janeiro de 2017, 376.129 passageiros e 61.779 veículos, considerando o movimento nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. A demanda atendida em razão dos festejos de fim de ano, Natal e Réveillon, superou o volume esperado, registrando um crescimento de 12% no traslado de veículos e 7% a mais de passageiros – a projeção inicial foi de 55 mil e 350 mil, respectivamente.
Neste período, foram realizadas 528 viagens oficiais e 349 viagens extras, somando os dois sentidos Salvador/Ilha de Itaparica/Salvador, totalizando 877. O número de viagens praticado é 61% maior, considerando o número obrigatório de viagens a serem realizadas, de acordo com o contrato de concessão com o órgão regulador (38 viagens/dia em dias úteis e 36 viagens/dia em domingos e feriados). O funcionamento 24 horas ocorreu como planejado, entre a manhã de 22/12 até pouco mais das 23h30 de 31/12; e novamente a partir da manhã de 1º/01/17 até 03/01/17.
Os dias de maior demanda de pedestres e veículos foram 29, 30 e 31 de dezembro, no sentido São Joaquim/Bom Despacho; e 1, 2 e 3 com o movimento de retorno à capital, Bom Despacho/São Joaquim. O maior deles ocorreu dia 30/12, com mais de 40.040 veículos e mais de 5.600 veículos transportados. Devido ao volume registrado e à operação diferenciada, utilizando o máximo de sua capacidade de atendimento, tendo, por hora, de 2 a 3 ferries em trânsito e dias de funcionamento 24 horas, o tempo de permanência nos terminais oscila bastante. O tempo médio de espera para os pedestres foi em torno de 1h10, chegando a pouco mais de 2h em momentos específicos. Já para veículos, o tempo médio foi de 1h30 com máximo de 3h30 em dias e horários mais críticos.
O serviço Hora Marcada teve grande procura neste feriadão, agilizando a saída de mais de 6.500 veículos neste fim de ano. A ITS pleiteou junto à AGERBA a ampliação de novas vagas por hora de atendimento oficial, saindo de 20 para 30 vagas. Somando os dois sentidos, Bom Despacho e São Joaquim, serão 380 novas vagas, por dia.
Apesar do grande volume de passageiros e veículos transportados, os 24 dias de operação especial de Natal e Réveillon transcorreram sem grandes incidentes, e mantendo toda a frota disponível para as viagens. Para a realização deste trabalho, as parcerias com os órgãos de segurança pública e fiscalização (Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Transalvador e Guarda Municipal da Ilha de Itaparica), assim como o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram de fundamental importância para a prestação de um serviço mais dinâmico e confortável para todos.