Até o dia 23 de dezembro, a produção de cooperativas, associações e grupos produtivos de 15 territórios de identidade da Bahia é o destaque da 2ª edição do Festival de Economia Solidária realizada no Salvador Shopping. O evento, que foi lançado na noite desta segunda-feira (9), ocupa a Praça de Serviços (Piso G1), de segunda a sábado, das 9h às 22h, e nos domingos, das 13h às 21h. Entre os destaques estão peças artesanais, alimentos e itens de vestuário e uma programação composta por apresentações culturais, aulas-show, desfiles de moda e outras atividades relacionadas à economia solidária.
A Iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) tem como objetivo aproveitar o público que circula pelo centro comercial durante o período natalino para incrementar as vendas do segmento. “São quase três milhões de pessoas que circulam aqui nesse shopping durante um período de alto consumo e fluxo intenso, o que dá mais visibilidade para os produtos de 200 empreendimentos”, comentou o titular da pasta Davidson Magalhães.
De Camacã, a empreendedora Helena Guimarães trouxe produtos derivados do cacau para apresentar ao público de Salvador. “Essa feira é uma oportunidade maravilhosa para todos os projetos que estão aqui. É uma chance de fazer novos contatos e conhecer clientes que de outra forma não seria possível. É através disso que nós podemos expandir nossos negócios e continuar crescendo”.
Além da comercialização, o festival leva ao público atividades culturais e lúdicas e aulas-show de gastronomia, com receitas elaboradas com produtos característicos dos territórios e atendidos pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) – unidades de caráter comunitário, que integram a política pública estadual de economia solidária conduzida pela Setre. Os equipamentos se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária.