O mês de agosto foi um marco para a Praia do Forte, que teve um incremento de aproximadamente 10% na taxa de ocupação de hotéis e pousadas, em relação ao mesmo período do ano passado, o que resultou em ocupação de quase 70%, em plena baixa temporada. Segundo empresários locais, o Festival Praia do Forte a Seu Gosto é responsável direto pelo aumento no movimento de baianos e turistas, que foram à Praia do Forte. “Foi muito interessante ver em cada recanto da Praia do Forte, apresentações diversificadas que encantaram a todos! Com certeza, a programação atraiu um maior número de visitantes, aumentando a taxa de ocupação nas pousadas e o movimento nos restaurantes e lojas”, contou Rosa Clara Brandão, do Hotel Vila dos Corais.
Ao todo, a 2ª edição do Festival Praia do Forte a Seu Gosto contou com mais de 75 atrações, que se apresentaram ao longo das últimas semanas nos diversos espaços da vila, incluindo Instituto Baleia Jubarte e Projeto Tamar; com programações gratuitas. De chorinho e samba, passando pela capoeira, chegando à música de nomes como NegraCor e Xangai, o Festival mobilizou a paradisíaca praia no litoral norte baiano. “Nós só temos o que comemorar. O Festival termina com uma sensação de dever cumprido, com bons números, um público que lotou todos os shows e manifestações de arte e cultura. Agora, é começar a pensar nos próximos”, explica Leandro Fiori, Coordenador Executivo da TurisForte, que organiza o festival.
O sucesso foi percebido pelos comerciantes de diversos segmentos e estabelecimentos. “Foi um mês alegre, a vila estava com músicas e artes por todo lado. Os turistas ficavam encantados por onde passavam. Percebemos um aumento de 15% na venda dos pratos de camarão”, explica Renata Magalhães, do Restaurante Terra Brasil. “Foi um verdadeiro sucesso, acrescentando um ponto a mais para atrair nossos clientes. Foi incrível ver a resposta positiva de todos!”, completou Rafaela Ribeiro, do Bem Puro – Alimentação Saudável.
O Festival Praia do Forte a Seu Gosto é uma realização da Trevo Produções e TurisForte, com apoio da Claro, Prefeitura Municipal de Mata de São João e Governo do Estado da Bahia.