O Festival Salvador segue movimentando a Praça Central do Salvador Shopping, oferecendo aos visitantes e clientes do empreendimento, até o final deste mês, uma programação diversa, promovendo cultura, beleza e inventividade de talentos negros da cidade. Com o objetivo incentivar e dar protagonismo à população preta, construindo pontes para uma sociedade cada vez mais inclusiva, a iniciativa é uma parceria do centro de compras com o Movimento Salvador Capital Afro e reúne diversas linguagens, como música, dança, estética e rodas de conversas.
Abrindo a programação desta semana, amanhã, dia 22, a animação fica sob o comando do cantor Tonho Matéria. O artista, que já foi vocalista das bandas Olodum e Araketu e é conhecido pela sua versatilidade musical que passeia pelos mais variados ritmos, se apresentará, gratuitamente, a partir das 19h. No dia 23, neste mesmo horário, tem conversa boa com a professora, militante e fundadora da primeira Escola Afro-Brasileira do Brasil, Bárbara Carine. Durante o bate-papo, a convidada vai falar sobre educação antirracista e empreendedorismo com representatividade, reforçando a relevância de pensar negócios com impacto social. Já no sábado, 25, a agenda cultural será encerrada com a Oficina de Tranças Kids, ministrada pelas jovens trancistas do Instituto JCPM de Compromisso Social: Jéssica Santos e Manoela Cerqueira, a partir das 15h. A atividade, aberta ao público, busca fortalecer a autoestima de crianças e enaltecer a beleza negra.
A última semana da collab Salvador Shopping e Salvador Capital Afro contará com a apresentação, na próxima quarta-feira, dia 29, da banda Cortejo Afro, reconhecida pelo fino trabalho estético traduzido em estampas e ornamentos e que leva aos palcos a “revolução musical afro-baiana”, unindo a percussão às batidas eletrônicas e ao pop. No dia seguinte, 30, a especialista em cabelos crespos e cacheados Fátima Campos dará dicas de cuidados para cabelos em transição e de finalização. Já na sexta, dia 31, o Grupo Folclórico Bahia Axé levará ao palco muita dança e resgate da cultura ancestral através dos movimentos sagrados, repletos de formas e significados. Todas as atividades serão realizadas, a partir das 19h.
A ação conta também com uma central de Afroturismo, onde estão disponíveis roteiros e experiências afrocentradas em diversos locais da cidade, e com estandes com a comercialização de produtos de afroempreendedores, como Negrif, Vistosa, Ziê, Magia Verde, Tons da Terra, Siêr e muito mais. A collab está localizada no piso L1 do centro de compras.
Parceria | O Salvador Capital Afro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, no âmbito do PRODETUR Salvador, em parceria com a Secretaria da Reparação. O projeto tem financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e é mais uma ação implementada do Plano de Desenvolvimento do Turismo Afro em Salvador.
Festival Salvador: uma collab Salvador Shopping e Salvador Capital Afro
Local: Praça Central, Piso L1, Salvador Shopping
Período: Até 31 de março de 2023
Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 12h às 21h;
Evento gratuito