Além de ser espaço de diversidade, lazer e confraternização, o Festival Virada Salvador também tem dado exemplo de sustentabilidade. Com apoio da Limpurb, a Ambev, uma das patrocinadoras do evento, implantou a coleta seletiva dentro da Arena Daniela Mercury, envolvendo duas redes de cooperativas: a Central de Cooperativa Rede Reciclável Salvador Bahia (Coop Rede) e a Rede Inclusiva de Cooperativas e Catadores de Resíduos Sólidos da Bahia (Icatres Bahia).
No espaço da festa, foram instaladas 60 caixas coletoras de coleta seletiva, sendo 30 para resíduos úmidos e 30 para secos. Para a ação, a equipe de educação ambiental da Limpurb realizou palestra de capacitação dos comerciantes informais que estão atuando no festival, com orientações de como realizar a separação dos resíduos por tipo. Além disso, dois mascotes da limpeza estão fazendo abordagem do público de forma lúdica para estimular e chamar a atenção para esta causa.
Oportunidade – Para o presidente da Coop Rede, Cristiano Alves, a ação também é uma oportunidade para gerar renda extra. “Grandes eventos como esses dão a chance de pessoas daqui mesmo de Salvador e até do interior do estado ganhar dinheiro. A nossa estimativa é que a coleta seletiva, durante os festejos do Réveillon, beneficie 30 famílias diretamente e outras 120 indiretamente. Isso porque há famílias que têm parceria com a Coop Rede para vender os materiais, enquanto outras podem negociar com outras cooperativas”.
Os resíduos úmidos depositados nas caixas coletoras instaladas pela Limpurb, como restos de alimentos, serão destinados à coleta convencional, para o Aterro Metropolitano Centro (AMC). Já os resíduos secos, como garrafas pet, latinhas, sacolas plásticas e papelão, por exemplo, serão entregues gratuitamente às centrais de apoio na arena, que posteriormente farão a triagem e a venda desses materiais, com renda revertida para as respectivas redes de cooperativas.
Resíduos – Na segunda noite do festival, a Limpurb atuou com 275 agentes nos serviços de varrição, lavagem de vias e coleta dos resíduos. Os trabalhos tiveram início às 4h da manhã com término às 11h de hoje (30). Ao todo, os agentes recolheram 32,7 toneladas de resíduos. No total, desde o início do festival, foram recolhidos 51,7 toneladas de resíduos da festa.