A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está investigando o piloto de kart Artem Severiukhin por causa de um gesto nazista. O russo, de 15 anos, fez a saudação durante o pódio da etapa de Portimão do Campeonato Europeu de Kart. A equipe sueca Ward Racing o desligou.
“A FIA confirma que iniciou uma investigação imediata sobre a conduta do Sr. Artem Severiukhin que ocorreu durante o pódio da categoria OK na primeira rodada do Campeonato Europeu de Kart, no kartódromo internacional de Algarve, em Portugal. A FIA vai comunicar em breve os próximos passos a serem tomados no caso”, diz o comunicado da FIA.
Vale lembrar que, em virtude da guerra na Ucrânia, os pilotos russos estão suspensos de todas as competições da FIA. No entanto, Severiukhin conseguiu uma licença italiana.
Após ser desligado, o piloto publicou um vídeo nas redes sociais pedindo desculpas, e negando que seu gesto teve relação com o nazismo.
“Gostaria de pedir desculpas sobre o que aconteceu no Campeonato Europeu. No pódio, fiz um gesto que foi associado ao nazismo. Não é verdade. Eu não apoio o nazismo. Foi um dos piores crimes contra a humanidade”, disse, no vídeo.
“A Ward Racing condena as ações pessoais do piloto Artem Severiukhin durante a cerimônia de premiação em 10 de abril de 2022 nos termos mais fortes possíveis, pois as considera uma manifestação de comportamento antidesportivo, uma violação inaceitável do código esportivo ético e moral. Com esta declaração, a Ward Racing expressou sua opinião, assim como a opinião de todos os atletas e funcionários da equipe Ward Racing. Com base nessas considerações, a Ward Racing não vê possibilidade de cooperação contínua com Artem Severiukhin e prosseguirá com a rescisão de seu contrato de corrida”, diz o comunicado da equipe.
Bahia Notícias