Última sexta-feira do ano terá 11 missas a partir das 5 horas; Novena começa dia 04 de janeiro
Os preparativos para a festa do Nosso Senhor do Bonfim já foram iniciados e pela primeira vez o andor que conduz a imagem do Senhor do Bonfim, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia à Colina Sagrada, durante a Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, na quinta-feira, 11 de janeiro, terá espaço para que os fiéis possam amarrar as tradicionais fitinhas e fazer seus pedidos. O andor ficará exposto na Praça do Bonfim a partir desta sexta-feira (29), última do ano, a “Sexta-Feira da Gratidão”. Neste dia serão realizadas 14 missas, a partir das 5 horas.
A novidade foi apresentada pelo reitor da Basílica, Padre Edson Menezes Silva, reforçando a tradição da Caminhada que ocorre já há cinco anos, percorrendo os 8 km entre as duas igrejas, numa das mais tradicionais festas religiosas do Brasil. A procissão culmina com a lavagem do adro da igreja do Senhor do Bonfim. Segundo o padre, as fitinhas do Senhor do Bonfim expressam uma das práticas da piedade e religiosidade popular do povo. As mesmas serão queimadas em solenidade posterior à festa, com oração de êxito.
Missas
Nesta sexta-feira (29), como já é tradição, os fiéis poderão participar das missas que acontecem na Basília Santuário do Senhor do Bonfim às 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13, 14h, 15, 16, 17h e 18h30. A Novena da Festa do Senhor do Bonfim terá início no dia 04 de janeiro e se estenderá até o dia 13, sempre às 19h. Dia 14, domingo será o dia maior da festa, com missa solene, às 10 horas, presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger.
A festa de 2018 terá como tema: “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim” e o lema “Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)”, que serão desdobrados em subtemas para cada noite da novena. As novidades foram apresentadas em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira(01), na sede do projeto Bom Samaritano, no Bonfim.
Nos dias 6 e 7/01 e 12 e 13/01, após a novena, serão realizados cortejos culturais, com a participação de folguedos, Ternos de Reis e outros grupos na Praça do Bonfim.
Padre Edson Menezes Silva destaca que a Lavagem de Corpo e Alma tem três dimensões: espiritual, integrativa – promovendo o encontro e o diálogo entre pessoas, religiões, nacionalidades, culturas – e social-caritativo, já que os participantes podem adiquirir camisetas e o kit que contém também um boné e uma garrafa com água para ser abençoada na chegada à Colina Sagrada. A renda será revertida em prol das ações desenvolvidas pelo Projeto Bom Samaritano. “Nosso objetivo é banhar a Cidade de Salvador de solidariedade e paz”, diz o padre.