A décima etapa do circuito mundial de surf tem janela de 16 a 28 de outubro em Peniche, Portugal começou com excelentes apresentações e altas ondas.
Nosso brasileiro Filipinho detonou na bateria 5, logo em sua primeira onda fez um belo tubo, finalizando com uma grande manobra, fazendo 7.17, logo pegou uma segunda de um pequeno aéreo e fez um 3.83 contra o havaiano Ezekiel Lau e o Português Vasco Ribeiro.
O mar estava bem difícil durante a bateria, apenas Filipe conseguiu fabricar suas ondas, aos 15 minutos para acabar Ezekiel Lau e Vasco Ribeiro começaram a fazer suas notas. Ambos conseguiram duas ondas acima de 4 pontos, com boas manobras, mais nada comparado ao nosso brasileiro Filipe Toledo.
Filipe Toledo aos 7 minutos para o final fez um combo de manobras, com uma rasgada e um pequeno aéreo trocando sua segunda nota. Vasco Ribeiro conseguiu trocar sua melhor nota no mesmo momento fazendo um 5.33 deixando Ezekiel Lau precisando de 3.73 aos 3 minutos finais.
E assim nosso brasileiro Filipe Toledo avançou na primeira colocação seguido de Vasco Ribeiro, assim mandando para repescagem o havaiano Ezekiel Lau.
E a LivreSurf torce para que Filipe continue avançando até a grande final.
R7