A Procuradoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ) vai denunciar o Fluminense por racismo contra o atacante Gabigol, do Flamengo. O caso aconteceu no dia 6 de fevereiro durante o clássico Fla-Flu, no Engenhão, pelo Campeonato Carioca. A informação é od jornalista Sérgio Guimarães, da Rádio Tupi. O documento deverá ser homologado nesta sexta-feira (4). O julgamento ainda será marcado.
Gabigol ouviu insultos racistas após o apito final da partida quando descia para os vestiários do Engenhão. O procurador André Valentim enquadrou o Tricolor no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. E prevê multa de R$ 100 a R$ 1 mil para o clube, além da perda de três pontos, “caso a infração seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva”.
Além da denúncia de racismo, Valentim ainda entrou um pedido de medida cautelar para que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) não entregue a taça de campeão da Taça Guanabara ao Flu no sábado (5) até o caso seja julgado. O Tricolor conquistar o título caso vença o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. O time lidera a tabela de classificação com 24 pontos, quatro a mais do que justamente o Flamengo, que é o segundo
Bahia Notícias