Os foliões que curtem o Carnaval de Salvador aproveitam os pontos de hidratação para se refrescar em meio ao calor da cidade. A Prefeitura instalou 11 estações espalhadas entre os três principais circuitos da festa, Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Centro) e Batatinha (Pelourinho), onde é possível encher copos e garrafas gratuitamente com água filtrada e gelada.
A designer de interiores Amélia Souza, de 38 anos, esteve no Campo Grande para curtir o segundo dia de folia e aprovou a ideia. “Achei sensacional. Muito importante o poder público ter esse cuidado com quem vem para uma festa desse porte. Apesar da chuva, o mormaço é frequente, e a hidratação é essencial”, disse.
O aposentado José Raimundo Nogueira, 65, compartilhou a mesma opinião da foliã sobre a importância do consumo de água. Ele também não deixou de prestigiar as atrações na avenida. “A Prefeitura está de parabéns. Essa iniciativa tem que permanecer nos próximos anos”, avaliou.
Dos 11 pontos instalados, seis estão no Centro, sendo um na lateral do Teatro Castro Alves, no Garcia; Praça Castro Alves, em frente ao Cine Glauber Rocha; Terreiro de Jesus; Pelourinho, Casa do Benin; Av. Joana Angélica, calçada da New Odonto; e Largo do Santo Antônio.
Já na Barra, há três pontos: um no Cristo, Rua Airosa Galvão; Porto, calçada do Hospital Espanhol; e Marquês de Caravelas, calçada ao lado da Subway. A Ondina conta com duas áreas, sendo uma delas na Av. Oceânica, lado da Pizza Hut e na Rua Sabino Silva.
A ação acontece em parceria entre as secretarias da Saúde (SMS), de Gestão (Semge), Cultura e Turismo (Secult), Inovação e Tecnologia (Semit), Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e Governo (Segov), além da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Outras iniciativas – Além dos pontos de hidratação, a Prefeitura segue distribuindo protetores, tanto em sachês quanto em dispensadores, para que os foliões mantenham os cuidados contra os raios solares. Para facilitar o acesso do público, cerca de 30 promotores estão responsáveis pela distribuição dos materiais das 13h às 17h. Também foram instalados cerca de 30 ventiladores pelos principais circuitos da festa.
Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS