O Food Park Salvador trará uma nova atração neste sábado (7) e domingo (8), com a chegada de uma roda-gigante disponível ao público, das 10h às 21h. O evento, fruto de uma parceria entre a Coca-Cola e a Prefeitura, através de Empresa Salvador Turismo (Saltur), é gratuito e visa incentivar a reciclagem, promovendo a conscientização sobre o uso de garrafas PET retornáveis.
De acordo com o diretor de Eventos do Food Park Salvador, Manuel Lubián, a ação busca atrair visitantes e oferecer uma experiência que combina lazer e conscientização ecológica. “Será um evento importante para a nossa capital, pois a temática é justamente incentivar a reciclagem, promovendo o uso da garrafa PET retornável da Coca-Cola, com o objetivo de conscientizar sobre o uso do plástico na cidade. Esperamos atrair muitas pessoas, o que aumentará, inclusive, a vendagem”, declarou.
Para participar, os interessados devem se cadastrar no local, na Avenida Octávio Mangabeira, na Boca do Rio, onde haverá tablets disponíveis para facilitar o processo de inscrição para o uso da roda-gigante. Os menores de 18 anos só poderão embarcar no equipamento acompanhados por um responsável maior de idade.
Lubián reforçou o convite à população. “Depois de curtir a roda-gigante, ou antes, dependendo da fome, o visitante pode passar em um dos nossos 23 food trucks. São 13 tipos diferentes de comida para as pessoas aproveitarem. Queremos colocar o Food Park à disposição para futuros eventos, tanto culturais quanto de conscientização ecológica”, completou.
A iniciativa foi ressaltada também pelo diretor de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Alysson Carvalho, que citou o Food Park como um espaço de fomento econômico e social. “É gratificante ver o Food Park Salvador se consolidar como um importante polo de geração de emprego e renda, valorizando os empreendedores dos food trucks que impulsionam nossa economia”, disse.
“Além de beneficiar turistas e soteropolitanos com uma diversidade gastronômica, o espaço fortalece o turismo local e proporciona uma experiência rica em cultura e sabor. Com a parceria da Saltur e da Coca-Cola, garantimos uma estrutura completa e segura para que todos aproveitem o evento, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, acrescentou Carvalho.
Para o diretor de Marketing da Coca-Cola no Brasil, Ted Ketterer, gerar ações educacionais que sensibilizem e envolvam os consumidores é essencial para criarmos hábitos de retornabilidade. Segundo ele, a garrafa retornável não é apenas uma solução ambientalmente correta, mas também um poderoso instrumento de impacto econômico e social.
“Comercializadas por mais de 300 mil micros e pequenos empreendimentos no país, elas promovem um ciclo virtuoso de consumo responsável e sustentável, gerando vínculo e fidelidade entre clientes e negócios locais. Estamos entusiasmados em trazer essa iniciativa a Salvador, conectando as pessoas à nossa mensagem de maneira impactante”, explicou.
Sobre a ação – A campanha “Menos Resíduos, Mais Economia” está sendo realizada em diversos países da América Latina, incluindo ações e promoções que aproximam os consumidores das práticas de retornabilidade. No Brasil, a Coca-Cola continua a expandir o uso das garrafas retornáveis, que já representam mais de 30% das embalagens vendidas na região, reafirmando seu compromisso com um futuro mais sustentável.
A experiência na roda-gigante, batizada como “Retorne Gigante”, será, de acordo com a empresa, uma imersão no universo das garrafas retornáveis. Com 16 cabines que acomodam até quatro pessoas cada, a volta de 30 minutos oferecerá uma vista privilegiada da cidade, enquanto ensina sobre o processo de retorno, limpeza e reutilização das garrafas de PET e vidro.