Forças iraquianas anunciaram nesta quinta-feira (5) que entraram na cidade de Al Hauiya, capital da comarca homônima, que era o último reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no norte do país. A informação é da EFE.
A ofensiva, que começou no dia 21 de setembro, continua na comarca, localizada na província de Kirkuk, segundo um comunicado do subcomandante das Operações Conjuntas, Abdelamir Rashid Yarala.
Os terroristas ainda dominam várias localidades de Al Hauiya, entre elas as mais importantes Saidia e Hilua, enquanto que no oeste do Iraque ainda controlam parte da margem do rio Eufrates e zonas desérticas da fronteira com a Síria.
As tropas iraquianas concluíram, em julho, a campanha militar contra o EI, em Mossul, a maior cidade que já esteve sob o controle dos jihadistas.
A ofensiva de Al Hauiya coincide com um momento de tensão entre o governo central e a região autônoma do Curdistão, que acaba de realizar um referendo para ser independente do Iraque – não reconhecido por Bagdá – e pretende anexar a província de Kirkuk.
Agência Brasil