A Ford lança nesta segunda-feira, 15 de julho, a quarta turma do Programa Ford de Educação para Jovens, em Camaçari, na Bahia. Mais que uma ação educativa, o programa tem o potencial de transformar vidas e abrir novas possibilidades de crescimento para centenas de jovens, como Robert Marley, de 20 anos, que participou da edição passada e hoje é jovem aprendiz na Ford.
O programa é apoiado pelo Ford Fund, o braço filantrópico da Ford Motor Company. Nesta edição ele inclui 125 alunos da rede pública de ensino, sendo 75 do ensino médio e 75 do ensino fundamental. O Ford Fund tem como objetivo dar acesso a oportunidades e recursos que ajudam as pessoas a atingir seu pleno potencial, fortalecendo as comunidades onde a Ford opera.
Criada em outubro de 2015, a iniciativa está contribuindo para mudar a realidade de centenas de estudantes na Bahia. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada no mês passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Bahia, o percentual de pessoas de 15 a 29 anos que não estudavam nem trabalhavam avançou pelo segundo ano consecutivo e atingiu 28,2%, no ano passado. Estas estatísticas tornam relevante o Programa de Educação para Jovens.
“A educação é uma prioridade para os projetos de Responsabilidade Social da Ford e, em quatro anos de existência, o programa já capacitou 300 jovens entre 17 e 24 anos. O objetivo principal é continuar proporcionando oportunidades crescentes para inseri-los de forma produtiva em suas comunidades e no mercado de trabalho, ampliando suas perspectivas de futuro através do desenvolvimento de habilidades e capacidades”, diz Magnólia Borges, supervisora de Assuntos Corporativos da Ford.
Promovidas em parceria com o SESI e o SENAI, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, as atividades voltadas para os alunos do Ensino Médio são focadas em comportamento, habilidades e ética. O processo tem duas etapas: a primeira, com 150 horas, é focada no comportamento, e a segunda, com 160 horas, é composta por cursos de qualificação profissional para cargos como Assistente Administrativo, Mecânico Automotivo e Assistente de Logística. As aulas são ministradas no Senai Camaçari, de segunda a sexta-feira.
Os alunos têm a oportunidade de visitar a fábrica da Ford em Camaçari e participar de palestras sobre carreiras com funcionários da montadora. Todas as escolas públicas do ensino médio de Camaçari foram convidadas a participar. Os alunos selecionados são os que apresentam as melhores notas em português e matemática.
Robótica
O grupo de alunos do Ensino Fundamental passa por um treinamento de 160 horas baseado na metodologia Lego Robotics, que ajuda a desenvolver habilidades e competências voltadas para o trabalho em equipe, liderança, solução criativa de problemas, pensamento crítico, gestão do tempo, gerenciamento de projetos e comunicação. Ao final do curso, os alunos participarão de um Mini Torneio de Robótica.