A Ford planeja lançar utilitário esportivo para rivalizar com o Jeep Compass. De acordo com o site indiano Carwale, reproduzido pela edição brasileira de Motor1, o novo modelo já está em desenvolvimento e será comercializado em mercados emergentes. O novo SUV médio será feito sobre a mesma plataforma do Kuga (foto), mas deverá ser um pouco mais simplório se comparado ao premium.
O “nosso” Kuga, de acordo com o Carwale, terá cerca de 4,3 m de comprimento e espaço para cinco ocupantes. A estratégia de posicionar um novo produto, um SUV médio, acima do EcoSport é válida. O Jeep Compass é prova disso. Representando 11,9% do segmento, o modelo teve 49.187 unidades emplacadas no ano passado.
A Ford segue os mesmos padrões adotados pela Volkswagen. A reportagem deste AutoPapo revelou, com exclusividade, os planos da fabricante alemã no segmento de SUVs. Os norte-americanos deverão seguir o mesmo caminho.
A nova estratégia faz parte de plano que a empresa faz para tentar estancar suas perdas nos mercados emergentes, especialmente na América do Sul. A Ford vem tendo prejuízos em nosso continente desde 2013. Apenas nos primeiros meses de 2017, a norte-americana perdeu US$ 587 milhões. De acordo com a Bloomberg, executivos da empresa já até cogitam a saída da companhia do nosso mercado. No entanto, segundo fontes, isso não acontecerá.
Ford no Brasil
A Ford nunca conseguiu se estabelecer como a favorita dos brasileiros, controlando uma média de 9,5% do mercado de automóveis e comerciais leves, segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos (Fenabrave). Historicamente, a norte-americana nunca superou nas listas de automóveis mais vendidos Volkswagen, Fiat e Chevrolet. A Ford fechou 2017 na quarta posição, com 9,52% de market share.