A Ford anunciou importantes ações no seu grupo de mobilidade para acelerar a entrega de produtos e serviços nessa área e gerar valor para os acionistas. Como destacado durante a CES 2018, em Las Vegas, a estratégia de mobilidade da empresa é oferecer uma ampla gama de produtos e serviços que aprimorem todos os níveis do sistema de transporte – veículos, infraestrutura, conectividade e serviços digitais – para aliviar os congestionamentos nas cidades e ajudar as pessoas a se mover com mais liberdade na “Cidade do Amanhã”.
“Acreditamos que o transporte feito corretamente – com uma abordagem de sistemas integrados – pode trazer a vida de volta às nossas cidades”, disse Marcy Klevorn, presidente da Ford Mobility. “Com as mudanças que estamos fazendo hoje vamos acelerar a entrega de serviços de mobilidade, aumentando nossa competitividade e criando valor a longo prazo para os acionistas da Ford.”
Este ano, a Ford pretende acelerar e iniciar negócios nas seguintes áreas:
- Sistema operacional de transporte: a plataforma aberta da empresa, baseada na nuvem – aTransportation Mobility Cloud, que gerencia o fluxo de informações e as transações básicas entre vários componentes do ecossistema de transporte – será expandida além da Ford para incluir outras montadoras, fornecedores, parceiros e cidades. Será lançada, também, uma rede de desenvolvedores para construir e manter o sistema.
- Conectividade: o time de mobilidade da Ford vai cumprir o compromisso da empresa de oferecer conectividade em 100% dos seus veículos novos nos Estados Unidos até 2019, e em 90% dos veículos globalmente até 2020, preparando-se para entregar serviços digitais a consumidores individuais, frotas e cidades.
- Carona compartilhada: aChariot, pedra angular das soluções de microtrânsito da Ford, terá este ano uma aceleração global nos lançamentos em cidades. Sua expansão será baseada numa grande mudança de foco, voltada para a unidade de negócios de serviços de transporte para funcionários de empresas. Na semana passada, a Ford anunciou o lançamento do serviço em Columbus, Ohio, a quinta cidade a receber a Chariot.
- Transporte médico não-emergencial: aproveitando o crescimento do mercado de transporte voltado a cuidados com a saúde, não-emergenciais, a Ford Mobility vai expandir sua operação iniciada com um piloto no sudeste do Michigan, com a Beaumont Health, para um negócio completo abrangendo múltiplos sistemas médicos.
- Gerenciamento de veículos como serviço: a Ford Commercial Solutions, fundada em 2017, está usando a conectividade nos veículos para fornecer serviços de dados e otimização de frotas comerciais, aproveitando a força histórica da montadora no atendimento desses clientes. Este ano, a Ford Commercial Solutions vai expandir suas ofertas globalmente.
Para apoiar essa mudança focada em inovação e velocidade de entrega, a empresa anunciou hoje um acordo para adquirir a Autonomic, empresa de tecnologia baseada em Palo Alto, na Califórnia, especializada em escala, arquitetura e alavancagem de soluções para a indústria de transporte.
A aquisição da Autonomic pela Ford vai acelerar o plano da montadora de estabelecer a plataforma Transportation Mobility Cloud e ampliar outras iniciativas importantes de mobilidade, como a plena conectividade, a Chariot e o transporte médico não-emergencial. Além de poder capturar totalmente o valor criado por essa plataforma, a Ford se beneficiará da capacidade do time da Autonomic na criação e incubação de novos negócios de mobilidade, além de relacionamentos que vão melhorar ainda mais o acesso da Ford aos melhores talentos em tecnologia.
A Ford anunciou também a aquisição da TransLoc, fornecedora de tecnologia de resposta sob demanda para soluções de microtrânsito municipais, sediada em Durham, na Carolina do Norte. A aquisição do TransLoc permite à Ford aproveitar sua experiência operacional, rede de relacionamentos nas cidades e histórico comprovado no fornecimento de soluções para cidades em todo o mundo capazes de melhorar a experiência de mobilidade das pessoas com o roteamento dinâmico.
Os termos dessas aquisições não foram divulgados.
“Dentro do nosso compromisso de oferecer soluções para os desafios de transporte das cidades, uma parte importante do nosso processo é determinar se é necessário construir, comprar ou buscar parcerias para obter as capacidades necessárias”, disse Klevorn. “Acreditamos que a integração da tecnologia e do talento da Autonomic e da TransLoc na nossa equipe de Mobilidade vai reforçar nossa capacidade de oferecer soluções robustas para proprietários individuais, operadores de frotas e cidades, com velocidade e escala.”
A Ford anunciou também a reorganização das suas equipes de desenvolvimento de soluções de mobilidade. Com base na integração bem-sucedida do grupo de dados e análise com a equipe de tecnologia da informação da empresa dentro da Ford Mobility, sob a liderança de Klevorn, a reorganização cria quatro novos grupos focados em produtos, serviços e empresas de mobilidade. Os novos grupos são:
- Ford X: a aquisição da Autonomic pela Ford servirá de base para sua nova equipe Ford X. Parte da Ford Smart Mobility, essa equipe visa a garantir que a Ford esteja continuamente descobrindo e incubando ativamente novos modelos de negócios. Para apoiar essa missão, a Ford X vai supervisionar a plataforma Transportation Mobility Cloud; o Ford X Accelerator, novo grupo dedicado à rápida incubação de potenciais produtos e serviços; e novos negócios de mobilidade no início do seu desenvolvimento.
- Grupo de Negócios de Mobilidade: responsável por ampliar os negócios de mobilidade existentes da empresa, o novo Mobility Business Group, da Ford Smart Mobility, vai supervisionar a Ford Commercial Solutions; os negócios de microtrânsito da Ford, incluindo a Chariot e a unidade de transporte médico não- emergencial; o FordPass e serviços digitais, incluindo os que apoiam os negócios de veículos autônomos, serviços no veículo e ligados à sua propriedade; e empresas futuras, quando amadurecerem após sua incubação dentro da Ford X.
- Plataformas e Produtos de Mobilidade: o grupo de soluções de produtos da Ford Mobility vai liderar o projeto e desenvolvimento da tecnologia necessária aos negócios de mobilidade da Ford, incluindo conectividade, elementos da plataforma FordPass, gerenciamento de veículos como serviço, transporte como serviço, sua plataforma de parceria em veículos autônomo e plataformas de base.
- Marketing e Crescimento de Mobilidade: para impulsionar a demanda de consumidores, empresas e cidades e garantir que a voz do cliente seja ouvida em toda a organização, a Ford Smart Mobility está criando um time global de marketing e vendas. Este grupo reúne a equipe da Ford City Solutions, suas lideranças regionais do Ford Smart Mobility, TransLoc e talentos de marketing e vendas relacionados numa única organização.
Esses novos times vão se beneficiar do investimento contínuo da Ford e trabalhar com o Pivotal. Eles também vão aproveitar os conhecimentos adquiridos com a implementação dos times de produto em 2017, uma estrutura comum em empresas de software já usada nos FordLabs – as quatro operações de desenvolvimento e implementação de software da montadora nos Estados Unidos, Reino Unido e Índia.
Junto com a nova organização, vários anúncios de liderança também estão sendo feitos:
- Sunny Madra, CEO e co-fundador da Autonomic, se juntará à Ford como vice-presidente da Ford X.
- Marion Harris, chefe de finanças da Ford Credit, será nomeado vice-presidente do Mobility Business Group.
- Rich Strader é nomeado vice-presidente de Plataformas e Produtos de Mobilidade.
- Brett Wheatley, diretor de Marketing, Vendas e Transformação de Serviços, é nomeado vice-presidente de Marketing e Crescimento de Mobilidade.
“2018 é o ano em que a Ford Mobility passa da fundação do edifício para a entrega de produtos e serviços e estamos agindo de forma decisiva para garantir que nossas equipes estejam preparadas para o sucesso”, disse Klevorn. “As aquisições da Autonomic e da TransLoc, junto com a nova organização, vão permitir tempos de incubação e de desenvolvimento de produtos mais rápidos, além de aumentar a capacidade de escala e criação de valor para nossos acionistas”.