– Estudantes de engenharia de 13 Estados brasileiros, Distrito Federal e uma equipe estrangeira (Peru) preparam seus carros para a 19ª Competição Fórmula SAE BRASIL, que será realizada de 02 a 06 de agosto no ECPA (Piracicaba-São Paulo).
Os carros do tipo Fórmula (46 a combustão e 17 elétricos) são projetados e construídos pelos universitários para disputar provas estáticas e dinâmicas. Paralelamente à 19ª Competição Fórmula SAE BRASIL será realizada a 2ª Competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge de 3 a 6 de agosto, no ECPA, em pistas separadas.
Autônomos – Na edição 2023 protótipos autônomos se apresentam pela primeira vez numa demonstração em pista com cones de duas cores distintas em que os carros terão que reconhecer sozinhos o traçado e executar manobras sem auxílio.
Equipes – A 19ª Competição Fórmula SAE BRASIL soma 63 equipes inscritas, que representam de 41 instituições de ensino superior de quatro regiões brasileiras – Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul e uma internacional, do Peru. As equipes com as melhores pontuações poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos EUA pela SAE International.
SERVIÇO
19ª Competição Fórmula SAE BRASIL
De 02 a 06 de agosto – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo
Rodovia SP 135, Km 13,5 – Tupi, Piracicaba – SP
CREDENCIAMENTO IMPRENSA
Antecipado: envie para [email protected] nome completo (equipe TV), cargo (repórter, fotógrafo, cinegrafista etc), órgão de imprensa, CPF, e-mail, telefone com DDD.
No local: docs. identificação com nome completo (equipe se for TV), cargo (repórter, fotógrafo, cinegrafista etc), órgão de imprensa, CPF, comprovação de imprensa (cartão da empresa ou crachá da empresa, etc).
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira 02/08
8h Chegada das equipes
PROVAS
Quinta feira 03/08
9h/dia todo – Segurança – transição entre as provas estáticas e dinâmicas (avalia conformidade com os requisitos de segurança e projeto)
9h/dia todo – Custos – objetivo: carro de menor custo (avalia lista de material de cada equipe e construção de cada sistema)
Sexta feira 04/08
9h/dia todo – Segurança
9h/ manhã toda – Custos
9h/dia todo – Projetos (dividida em subsistemas veiculares. avalia o projeto técnico, tomadas de decisão e inovações)
Sábado 05/08
9h/dia todo – Segurança
9h/dia todo – Business (avalia plano completo de negócios das equipes para venda e produção de protótipos em série ante cenários de mudança de mercado e como as “empresas” se comportariam)
9h/fim de tarde – Final da Prova de Projetos com os três melhores por categoria
9h/ manhã toda – Aceleração (mede capacidade máxima de aceleração em reta de 75m) e Skid Pad (avalia aceleração lateral em dois círculos onde o protótipo faz duas voltas à direita e duas à esquerda)
17h30 Autocross na parte da tarde (volta em circuito misto avalia a manobrabilidade do veículo e determina a ordem de largada do Enduro)
Domingo 06/08
9h às 15h – Enduro e Eficiência Energética (avalia resistência e durabilidade do protótipo, em Enduro de 22 km)
17h – Cerimônia de premiação
EQUIPES INSCRITAS POR REGIÃO (63 equipes inscritas, 13 Estados brasileiros + DF e 41 Instituições brasileiras de Ensino Superior + equipe estrangeira – Peru)
REGIÃO NORDESTE (5 Estados/ 10 equipes/9 instituições)
Bahia (3 equipes/ 3 instituições)
Carro 22 Equipe KRT UFBA – Universidade Federal da Bahia
Carro 21 Equipe TEC Racing – Senai Cimatec
Carro 44 Equipe Omega Motorsports – Instituto Federal da Bahia
Maranhão (1 equipe/1 instituição)
Carro 39 Equipe Vórtex Racing – Universidade Estadual do Maranhão
Paraíba (3 equipes/ 2 instituições)
Carro 15 Formula UFPB – Universidade Federal da Paraíba
Carro 46 Equipe Scuderia UFCG Universidade Federal de Campina Grande
Carro E15 Equipe Formula E Motion UFPB – elétrico – Universidade Federal da Paraíba
Pernambuco (2 equipes / 2 instituições)
Carro 35 Equipe FSAE Carcará – Universidade Federal do Vale do São Francisco
Carro E13 Evolt Racing – elétrico – Universidade Federal Rural de Pernambuco
Piauí (1 equipe/ 1 instituição)
Carro 36 – Equipe Bull Racing Fórmula SAE-UFPI – Universidade Federal do Piauí
REGIÃO CENTRO-OESTE (2 Estados + DF/ 4 equipes/3 instituições)
Brasília – Distrito Federal (2 equipes/ 1 instituição)
Carro 28 Equipe Apuama Racing – Universidade de Brasília (UNB)
Carro E08 Equipe FGR – elétrico – Universidade de Brasília (UNB)
Goiás – (1 equipe/ 1 instituição)
Carro 45 Optimus FSAE UFG – Universidade Federal de Goiás – UFG
Mato Grosso – (1 equipe/ 1 instituição)
Carro 43 Equipe Fórmula UFR Universidade Federal de Rondonópolis (MT)
SUDESTE (3 Estados/ 35 equipes/ 25 instituições)
Minas Gerais (11 equipes/ 7 instituições)
Carro 1 Equipe Fórmula Cefast – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Carro 6 Equipe Fórmula SAE UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Carro 7 Equipe Zeus Fórmula SAE – Universidade Federal de Lavras
Carro 8 Equipe Fórmula Del-Racing UFSJ – Universidade Federal de S.J. Del Rei
Carro 11 Equipe Cheetah Racing Unifei – Universidade Federal de Itajubá
Carro 29 Equipe Iron Racers – Universidade Federal de Itajubá – Itabira
Carro 34 Equipe Escuderia UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
Carro 40 Formula GTR PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Carro E03 Equipe Fórmula Tesla UFMG – Elétrico – Universidade Federal de Minas
Carro E07 Equipe Cheetah E-Racing – Elétrico – Universidade Federal de Itajubá
Carro E11 Equipe Hybrid Fórmula E-Team – Elétrico – Universidade Federal de Lavras
Rio de Janeiro (7 equipes/4 instituições)
Carro 9 Equipe Icarus UFRJ de Formula SAE – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Carro 27 Equipe Buffalo de Fórmula SAE – Universidade Federal Fluminense
Carro 30 Equipe Pegasus – PUC Rio
Carro 32 Equipe Falcons UFFormula SAE – Universidade Federal Fluminense
Carro 38 Equipe Sátirus de Fórmula SAE -CEFET-RJ/ UNED Nova Iguaçu
Carro E05 Equipe Faraday E-Racing – Elétrico – Universidade Federal Fluminense
Carro E10 – Equipe Minerva E-Racing UFRJ – Elétrico – Universidade Federal do Rio de Janeiro
São Paulo (17 equipes/14 instituições)
Carro 2 Equipe EESC USP Fórmula SAE – Escola de Engenharia São Carlos da Universidade de São Paulo
Carro 3 Equipe Fórmula FEI Combustão – Centro Universitário FEI
Carro 5 Equipe FSAE Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Carro 10 Equipe MAUA Racing – Instituto Mauá de Tecnologia
Carro 13 Equipe Fênix Racing – Universidade Estadual Paulista – Ilha Solteira
Carro 14 Equipe POLI Racing – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)
Carro 18 Equipe FEB Racing UNESP BAURU – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FEB)
Carro 19 Equipe V8 Racing FACENS – (Faculdade de Engenharia de Sorocaba)
Carro 24 Equipe UNESP Racing – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Guaratinguetá
Carro 26 Equipe Scuderia UFABC – Universidade Federal do ABC
Carro 31 Equipe EEL Racing – Escola de Engenharia de Lorena (USP)
Carro 41 Equipe Formula Route UFSCAR – Fundação Universidade Federal de São Carlos
Carro E01 Equipe Formula FEI Elétrico – Centro Universitário FEI
Carro E02 Equipe B’Energy Racing – Elétrico – Centro Universitário FACENS
Carro E06 Equipe EESC-USP TUPÃ – Escola de Engenharia de São Carlos
Carro E16 Equipe Formula ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Carro E17 Equipe Unicamp E-Racing – Universidade Estadual de Campinas
SUL (3 Estados/ 13 equipes/10 instituições)
Paraná (5 equipes/5 instituições)
Carro 12 Equipe UFPR Fórmula – Universidade Federal do Paraná
Carro 17 Equipe Fórmula UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba
Carro 23 Equipe UTFAST F-SAE Racing – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa
Carro 33 Equipe Fórmula CP – Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornélio Procópio
Carro 37 Equipe PUCPR Racing – Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Rio Grande do Sul (4 equipes/ 3 instituições)
Carro 4 Equipe Formula UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Carro 25 Equipe RS Racing – UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Carro E12 Equipe e-Power UFRGS – elétrico – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Carro E14 Equipe Fahor E-Racing – elétrico -Faculdade Horizontina – FAHOR
Santa Catarina (4 equipes/ 3 instituições)
Carro 16 Equipe Fórmula CEM IC-UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Carro 20 Equipe Fórmula UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Carro E04 Equipe Ampera Racing – elétrico – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Carro E09 – Equipe E-Force – elétrico – Universidade do Estado de Santa Catarina
Peru
Carro 42 Equipe Formula SAE UDEP – Universidad de Piura (Peru)
Sobre a SAE BRASIL – A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.