Em situação complicada na Copa do Nordeste e vindo de derrota por 2 a 1 para o Bahia, na última quarta-feira (20), o Vitória faz um jogo decisivo contra Fortaleza, neste sábado (23), às 20h30, no Castelão, pela 7ª e penúltima rodada da fase de grupos do maior regional do Brasil. Na Lampions League, o Rubro-Negro soma oito pontos, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, ocupando a 7ª colocação entre oito times do Grupo A. No momento, a chave é liderada por CRB, Sport e Maranhão, que somam 11 pontos. O River-PI é o 4° com 10, seguido pelo Ceará, com nove. No 6° lugar vem o Botafogo-PB, também com nove pontos e o América-RN é o 8° com sete.
Em caso de derrota, o Leão baiano pode até ser eliminado já nesta rodada. Para isso, teria que acontecer uma combinação de resultados com pelo menos uma vitória de River-PI, Ceará ou Botafogo-PB mais CRB, Sport e Maranhão não perderem os seus jogos. Em caso de empate com o Leão cerarense, atual vice-campeão da Copa Sul-Americana, a combinação de resultados que tira o Vitória do Nordestão são triunfos de CRB, Sport, Maranhão e River-PI. Em compensação, uma vitória rubro-negra pode igualar a equipe em pontos com os atuais líderes CRB, Sport e Maranhão.
Pelo regulamento da Copa do Nordeste, os times dos Grupos A enfrentam os times do Grupo B e vice-versa. Sendo assim, todas as equipes da chave podem pontuar na mesma rodada. Os quatro melhores classificados de cada chave avançam para as quartas de final da competição.
Para o decisivo duelo, o Vitória não poderá contar com o lateral-direito Raúl Cáceres, o volante Dudu, o meia Daniel Júnior e o atacante Iury Castilho, todos vetados pelo Departamento Médico rubro-negro. Além disso, Mateus Gonçalves fica de fora após a expulsão diante do Bahia.
A novidade no time rubro-negro fica por conta da presença do meio-campista Jean Mota na lista de relacionados. O jogador, que estava no Inter Miami e tem passagens por Fortaleza e Santos, fica à disposição pela primeira vez desde que foi anunciado como reforço, no último dia 5 de março.
Após enfrentar o Leão cearense, o Vitória entra em campo na próxima quarta-feira (27), às 21h30, contra o Treze-PB, pela última rodada da fase de grupos do Nordestão. Depois, no domingo (31), às 16h, o Rubro-Negro faz o clássico com o Bahia, no Barradão, pelo jogo de ida da final do Campeonato Baiano.
DE OLHO NO TABU
O Vitória não vence o Fortaleza desde 2007, quando as duas equipes se enfrentaram pela Série B daquele ano. Na ocasiação, o Leão baiano venceu por 6 a 0, com gols de Alysson, Vanderson, Chicão, Joãozinho, Índio e Faioli. Depois desse confronto, foram cinco vitórias do Fortaleza e um empate.
No geral, Vitória e Fortaleza já se enferntaram 23 vezes, com nove vitórias rubro-negras, oito vitórias tricolores e seis empates.
FORTALEZA
O Fortaleza também vem de derrota para o maior rival. Na última quarta-feira, o time de Juan Pablo Vojvoda foi derrota pelo Ceará por 1 a 0, em duelo válido pela Copa do Nordeste. Apesar de estar com os mesmos oito pontos do Vitoria, o Leão cearense atualmente é o vice-líder do Grupo B do Nordestão e está atrás apenas do já cassificado Bahia, que tem 15.
No Campeonato Cearense, o Fortaleza está classificado para a final. Após enfrentar o Vitória, a equipe começará a decidir contra o Ceará quem ficará com a taça estadual. As finais estão marcadas para os dias 30 de março e 4 de abril. Na temporada, os comandados de Vojvoda também estão classificados para a 3ª fase da Copa do Brasil após passar por Fluminense do Piauí e Retrô-PB, nos pênaltis.
Para a partida deste sábado, o lateral-direito e capitão Tinga será desfalque após sofrer uma lesão na coxa no último jogo e deve ser substituído por Dudu. Thiago Galhardo e Pedro Augusto, machucados há algum tempo, também seguem como desfalques. Outra baixa é o goleiro Santos, afastado por um quadro viral. Por outro lado, o Fortaleza contará com o retorno do zagueiro Brítez, que cumpriu suspensão na última partida.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza x Vitória
Copa do Nordeste – 7ª rodada
Local: Castelão, em Fortaleza
Data: 23/03/2024 (sábado)
Horário: 20h30
Árbitro: Marcio dos Santos Oliveira
Assistentes: Maxwell Rocha Silva e Esdras Mariano de Lima Albuquerque
Transmissão: SBT e Nosso Futebol
Fortaleza: João Ricardo, Dudu, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Pochettino e Kauan; Machuca, Pikachu e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Vitória: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Patric Calmon; Willian Oliveira, Rodrigo Andrade e Léo Naldi; Matheusinho, Osvaldo e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.
Bahia Notícias