O freio motor é uma prática que muitos negligenciam, apesar dos riscos. Muitas vezes por falta de conhecimento ou por achar que irá forçar o carro durante uma descida.
Ouvinte do nosso AutoPapo ouviu um comentário nosso a respeito do uso do freio motor. Eu expliquei que quando o carro está descendo uma ladeira que o motorista não deve fazer uso apenas dos freios, mas deve usar inteligentemente a caixa de marchas. Ou seja, reduzir a marcha colocando pra descer a mesma que ele usaria para subir aquela ladeira.
Em uma descida mais íngreme ele pode até engatar uma terceira ou uma segunda marcha. Além de dar mais segurança, ainda poupa o sistema de freios. Mas, o que o ouvinte nos questionou foi: meu carro tem câmbio automático, como é que eu faço uso desse freio motor? Ora,exatamente do mesmo jeito. O fato do carro ter o câmbio automático não impede que o motorista selecione uma marcha mais reduzida na alavanca. O freio motor só não será automático, vai exigir uma interferência do motorista para engatar a marcha mais adequada àquela descida.
R7