Neste domingo (16) à tarde, Sport e Náutico empataram por 1 a 1 na partida de ida da final do Campeonato Pernambucano. Com a igualdade na Arena de Pernambuco, nenhuma equipe levou vantagem para o jogo de volta do próximo domingo (23), às 16h (horário de Brasília), ainda sem local definido. À princípio, o duelo será no estádio dos Aflitos, casa do Timbu. Caso o confronto não tenha vencedor no tempo normal, o campeão será conhecido nos pênaltis.
O primeiro tempo pode ser dividido em três momentos. Os 15 minutos iniciais foram de bastante intensidade, com ao menos uma boa chance para cada lado. Aos oito minutos, o goleiro Maílson salvou duas vezes, em finalizações do lateral Hereda, em chute forte cruzado pela direita, da linha de fundo, e do meia Jean Carlos, da entrada da área pelo meio. A resposta do Sport veio aos 12 minutos, com o zagueiro Iago Maidana errando a finalização na pequena área, após uma jogada de escanteio.
Nos 20 minutos seguintes, as duas equipes diminuíram o ritmo e cometeram mais erros. A partir dos 35 minutos, a partida voltou a ficar animada, com o Náutico assustando duas vezes, aos 36 e aos 40. Primeiro, em cabeçada do atacante Vinícius. Depois, em um chute por cima, dentro da área, do zagueiro Camutanga. O Leão foi mais eficiente. Aos 45, Everaldo puxou contra-ataque, construiu a jogada tabelando também atacante Neilton e mandou para as redes.
A vantagem rubro-negra durou até os cinco minutos da etapa final. O zagueiro Wagner Leonardo aproveitou uma confusão na área após uma bola levantada e deixou tudo igual. O Timbu balançou as redes outra vez aos 29 minutos, mas o gol de Kieza foi anulado, com auxílio do árbitro de vídeo, pelo atacante estar impedido. O alvirrubro teve oportunidades para virar, mas não aproveitou. Aos 32, Mailson fez grande defesa em chute do atacante Erick na área. Aos 36, Jean Carlos ficou frente a frente com o goleiro, mas chutou ao lado.
Mais decisões
Ainda neste domingo, Grêmio Anápolis e Vila Nova ficaram no 1 a 1 no estádio Jonas Duarte, em Anápolis (GO), pelo jogo de ida da final do Campeonato Goiano. O segundo duelo será no próximo domingo, às 16h, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia. Se houver nova igualdade, o título será definido nos pênaltis.
As redes no interior goiano só balançaram no segundo tempo. O Tigre saiu na frente aos três minutos. Kelvin cruzou pela esquerda e o também atacante Henan, de letra, abriu o placar. Os anfitriões pressionaram e chegaram ao empate aos 18 minutos, com o atacante Lucão aproveitando na pequena área a sobra de um escanteio. Nos acréscimos, a trave ainda salvou o time da casa após uma cobrança de falta do volante Arthur Rezende.
América e Atlético iniciam decisão do Mineiro com empate sem gols
A rede não balançou no primeiro jogo entre América e Atlético pela final do Campeonato Mineiro. A igualdade sem gols deste domingo (16) no estádio Independência, em Belo Horizonte, beneficia o Galo, que fez melhor campanha e tem a vantagem de novo empate na partida de volta, sábado que vem (22), às 16h30 (horário de Brasília), no Mineirão, também na capital. O Coelho precisa vencer para levantar a taça estadual.
Um bate-rebate na área do América, aos 18 minutos, em que a bola sobrou para o atacante Hulk bater e o goleiro Matheus Cavichioli fazer uma boa defesa. Foi a única oportunidade real de gol do primeiro tempo. As equipes mostraram dificuldades para chegar na área adversária. O Coelho sequer assustou o goleiro Everson, dependendo de chutes de longa distância.
A etapa final foi de predomínio americano no ataque. A primeira chance foi aos cinco minutos, com Everson salvando um cruzamento do lateral Marlon pela esquerda que foi direto para o gol e a batida do meia Bruno Nazário na sobra, de fora da área. Aos 22, o goleiro se esticou no ângulo para evitar o gol do atacante Rodolfo. Sete minutos depois, o volante Allan foi expulso, deixando o Galo com um a menos. O Coelho, porém, não transformou a superioridade numérica em bola na rede.
O América terá a semana cheia para treinar pensando no jogo de volta. O Atlético possui compromisso pela Libertadores na quarta-feira (19), às 21h, contra o Cerro Porteño (Paraguai) no estádio La Olla Azulgrana, na capital paraguaia Assunção, pela quinta rodada do Grupo H. O Galo está garantido nas oitavas de final da competição sul-americana.
Grêmio vira sobre Internacional e fica a um empate do tetra gaúcho
O Grêmio está a 90 minutos de um tetracampeonato gaúcho que não vem desde 1989. Neste domingo (16), o Tricolor venceu o Internacional por 2 a 1, de virada, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O resultado dá à equipe do técnico Tiago Nunes a vantagem do empate no jogo de volta, que será no próximo domingo (23), às 16h (horário de Brasília), na Arena.
Ao Colorado, só o triunfo por dois gols de diferença interessa para voltar a levantar a taça do Estadual após cinco anos. Caso o time do técnico Miguel Ángel Ramirez ganhe por um gol de saldo na casa do rival, a decisão do título será nos pênaltis.
O Inter teve mais controle das ações no primeiro tempo e transformou a superioridade em gol aos 26 minutos. O zagueiro Victor Cuesta lançou Edenilson às costas da defesa. O meia tocou na saída do goleiro Brenno e o atacante Thiago Galhardo completou para as redes. O Tricolor teve como melhor oportunidade uma finalização do volante Matheus Henrique dentro da área, já nos acréscimos, defendida pelo goleiro Marcelo Lomba.
O time gremista voltou do intervalo melhor. Aos quatro minutos, o lateral Moisés evitou em cima da linha que uma bola desviada na zaga enganasse Lomba e entrasse no gol. Aos 12, o volante Lucas Silva cobrou falta pela esquerda e o atacante Diego Souza subiu para empatar de cabeça.
O duelo perdeu intensidade, mas não a tensão. Brilharam, então, os garotos do Grêmio. Aos 32 minutos, Brenno, 22 anos, salvou com os pés o chute do meia Caio Vidal, na entrada da pequena área. Dez minutos depois, o volante Darlan (23 anos) achou Léo Pereira (20 anos) na direita. Ele cruzou e o também atacante Ricardinho (20 anos), de cabeça, virou o placar. Nos acréscimos, o atacante Marcos Guilherme teve a chance do empate quase em cima da linha, mas acertou a trave.
Antes da final gaúcha, colorados e gremistas se concentram nos compromissos pelas respectivas competições continentais. Na quinta-feira (20), às 21h, o Inter visita o Olímpia (Paraguai) no estádio Manuel Ferreira, na capital paraguaia Assunção, pelo Grupo B da Libertadores. No mesmo dia, às 21h30, o Grêmio enfrenta o Aragua (Venezuela) no estádio Olímpico da Universidade Central da Venezuela, na capital Caracas, pelo Grupo H da Copa Sul-Americana.