serão levadas para Usina de Reciclagem
Cerca de 15.000 garrafas plásticas serão destinadas para reciclagem, transformadas em 200 kg de insumos para a indústria de transformação; com apoio da Engepack, evento teve também ação de conscientização sobre descarte adequado.
.
O Desafio Mucugê, uma das principais provas do calendário nacional de mountain bike, ocorrida no último final de semana em Mucugê, na Chapada Diamantina, tida como a Meca do trekking nacional, além de movimentar a cena esportiva e turística na cidade durante três dias, contou com ações de conscientização socioambiental. A Engepack, pioneira no Brasil em fabricação de embalagens PET, se uniu à Prefeitura Municipal de Mucugê e aos organizadores do campeonato para promover a coleta e a destinação adequada de cerca de 15.000 garrafas PET descartadas no entorno da competição.
As embalagens plásticas serão levadas esta semana para a Usina de Reciclagem mantida pela gestão municipal de Mucugê, onde cerca de 12 pessoas que atuam no espaço fazem a triagem, a prensagem, pesagem, comercialização e expedição do material reciclável para indústria, seguindo a linha de produção para gerar novos produtos como novas embalagens.
Além da coleta e destinação responsável dos recicláveis, outra iniciativa teve grande repercussão durante o evento. A Engepack montou um estande no local, contratando jovens residentes de Mucugê para falar com atletas, visitantes e comunidade local sobre a importância de realizar cotidianamente a separação de embalagens PET para o descarte adequado e demonstrar como armazenar as embalagens corretamente. “O evento reuniu cerca de 3 mil pessoas, uma excelente oportunidade de contribuir, dialogar sobre como cada um de nós pode assumir atitudes que resultam no cuidado coletivo com o meio ambiente e ainda apoiar cooperativas e projetos que criam redes de apoio social e econômico. A sustentabilidade pode ser praticada por todos nós. Esse é um investimento que já faz parte da nossa rotina, e estará recebendo cada vez mais importância no nosso portfolio”, explica Lucio Santos, CEO da Engepack. Colaboradores da empresa engajados no esporte e em ações de conscientização socioambiental também participaram do evento.
Nova unidade fabril de reciclagem fará parceria com Cooperativas
Com sede na Região Metropolitana de Salvador e distribuição nacional, a Engepack está investindo R$90 milhões em uma unidade de reciclagem em Simões Filho. “Desde 2016, ofertamos ao mercado embalagens feitas a partir de resina PET reciclada, comprada de empresas que as produzem. Agora, estamos ampliando nosso negócio, e iremos produzir a nossa própria resina reciclada. Faremos parcerias com Cooperativas para o fornecimento das embalagens PET pós-consumo, e com isso, potencializamos nosso compromisso em gerar o menor impacto possível ao meio ambiente em nossos processos produtivos e promover impactos socio-economicos importantes na sociedade”, ressalta Ivo Saldanha, diretor de operações da Engepack . “Vamos nos tornar uma referência nacional em produção sustentável e em economia circular”, acrescenta.
A empresa estima recolher, anualmente, em torno de 1,2 bilhão de garrafas usadas. “Atualmente, o PET é o plástico mais reciclado em todo o mundo, tendo o Brasil um desempenho superior aos EUA e países da União Europeia e Ásia. A embalagem PET está presente em vários contextos do nosso dia-a-dia, quanto mais pessoas e unidades fabris se engajarem em prol da reciclagem iremos fortalecer os três aspectos da sustentabilidade – social, ambiental e economia”, reforça Saldanha. A Engepack também apoia a iniciativa de economia circular, so+ma Vantagens, que com o apoio da população e dos parceiros na capital baiana, já ajudou a evitar que mais de 974,7 toneladas de recicláveis fossem parar na natureza, e conta com mais de 13 mil famílias cadastradas para benefícios.
O Desafio Mucugê Free Force de MTB é organizado pela Alto Paraguaçu MKT e pela Federação Baiana de Ciclismo, válido para os rankings nacional e estadual de MTB XCM.