Dando seguimento para a rodada de pesquisas que medem as intenções de voto do eleitorado, a Paraná Pesquisas divulgou, neste sábado (18), o resultado de um levantamento aplicado em Goiás.
No estado, dois cenários estimulados, quando os entrevistadores citam quais são os nomes que podem ser escolhidos, foram testados.
O primeiro levantamento apontou que 42,4% dos goianos votam em Jair Bolsonaro (PL), 32,1% em Lula e 6,0% em Ciro Gomes (PDT).
Simone Tebet (MDB) tem 1,6%, Pablo Marçal (Pros) tem 1,1% e Vera Lucia (PSTU) soma 1,0%.
Logo abaixo estão André Janones (Avante), com 0,8%, Felipe D’Ávila (Novo) e Luciano Bivar (UB), ambos com 0,4%, e Eymael (DC), que consegiu a preferência de 0,3% dos entrevistados.
Os que não souberam em quem votar ou não responderam somam 5,4%, enquanto 8,6% disseram que vão registrar o voto em branco, não escolherão nenhum candidato ou apenas irão anular.
Já no seguno cenário, que mostra uma disputa direta entre Lula e Bolsonaro, o candidato liberal tem uma vantagem. O atual presidente obteve 47,8% das respostas, enquanto o petita obteve 38,5%.
Nulos e brancos são 10,1% e os que não sabem ou não quiseram responder são 3,6%.
POTENCIAL DE VOTO
Também foi mensurado o potencal eleitoral de Bolsonaro, Lula e Ciro, os três mais bem avaliados na fase de entrevistas.
Ao Paraná, 36,1% disseram que com certeza votaram no candidato do PL, 26,8% no postulante do PT e 3,8% no pedetista.
Outros 15,6% afirmaram que poderiam votar em Bolsonaro para presidente, 19,5% sustentaram o mesmo sobre Lula e 34,7 apontaram isso para Ciro.
Quando perguntados sobre sua rejeição aos três, 46,8% argumentaram que não vorariam em Jair de maneira alguma. Lula tem 51,9% dos acenos contrários e Ciro teve a maior taxa entre os demais, cerca de 53%.
Ao todo, 0,5% alegaram que não conhecem o capitão da reserva o suficiente para opinar, 0,6% justificaram o mesmo quando questionados sobre o ex-líder metalúrgico e 6,9% comentaram isso sobre o ex-governador do Ceará.
No quesito potencial, 1% preferiu não opinar ou não sabe nada sobre Bolsonaro, 1,1% sobre Lula e 1,6% acerca de Ciro Gomes.
Para chegar a esses resultados, as equipes do Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1540 pessoas, de diferentes municípios de Goiás, entre os dias 13 e 17 de junho.
O levantamento tem 95% de confiança e uma margem de erro de 2,5%. Ele está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-09554/2022 para o cargo de presidente.
Bahia Notícias