Candidato deve suspeitar de ofertas com velocidade na contratação, altos salários e muitos benefícios
Diante de uma promessa de contratação imediata após qualquer tipo de pagamento ou a compra e realização de curso de capacitação para o mercado de trabalho, desconfie. Essa vaga nunca vai existir já que não é preciso desembolsar qualquer quantia para concorrer a uma oportunidade. O alerta é feito pelo presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Bahia (ABRH-BA), Wladimir Martins.
Para quem está à procura do primeiro emprego e em todos os demais casos, o profissional, com mais de vinte anos de atuação na área de gestão organizacional e desenvolvimento humano, frisa: nunca acredite em propostas fora do padrão (velocidade na contratação; altos salários e muitos benefícios, por exemplo). “O momento econômico é crítico, mas é preciso ter atenção para não cair em golpe. Não pague nada por treinamento ou pelo processo seletivo, a não ser que você tenha contratado um serviço de busca de vagas”, pontua.
Wladimir Martins também afirma que é preciso ter cuidado ao preencher dados e enviar documentos pela internet para não cair nas garras de estelionatários que aplicam golpes do falso emprego. Sobre como agir diante de uma proposta de emprego, muitas vezes utilizada por golpistas para chamar atenção e fazer com que os candidatos se interessem pelas supostas vagas, ele destaca:
– Verifique há quanto tempo a empresa que está oferecendo a vaga existente no mercado (há aquelas que surgem do nada só para dar golpe);
– Certifique-se de que a empresa é idônea;
– Só apresente seus documentos na contratação pois não há motivo de exigir documentação durante o processo seletivo;
– O currículo não precisa ter dados como CPF e RG. Estes devem ser entregues apenas no ato da contratação;
– Não há contratação imediata;
Denuncie
Em caso de o golpe ocorrer, o presidente da ABRH-BA diz que “o primeiro passo é denunciar a empresa aos órgãos públicos que têm autoridade para fazer uma averiguação e tomar as devidas providências, como a Defesa do Consumidor, ou a própria Delegacia de Polícia, dando queixa do processo”. Tenha as provas em mãos para facilitar as investigações.
Dica para currículo
Para aqueles que estão em busca de sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, Wladimir Martins dá as seguintes dicas: prepare bem o currículo, com objetividade, direcionado para a vaga; não insira informações desnecessária à vaga; não coloque foto em seu currículo, sobretudo se pode comprometer sua imagem; use e-mails profissionais (isso é ponto de observação dos recrutadores e pode eliminar o candidato).