Ele chegou por volta das 12h20, cumprimentou outros eleitores que estavam no local e realizou aquele que considera um dos mais importantes atos da democracia: o voto. “As eleições estão ocorrendo com tranquilidade em todo o estado e a nossa expectativa é que tudo corra desta maneira até o fim da tarde. Estou monitorando junto às equipes de segurança para que a lei e a ordem sejam garantidas e o eleitor possa exercer sua cidadania com tranquilidade”.
O Governador ressaltou, ainda, a importância do exercício da democracia. “Temos que respeitar, acima de tudo, o voto popular. É importante que a gente respeite a opinião das pessoas e independente de posicionamento político, que possamos votar com tranquilidade e que a opinião do eleitor seja respeitada”
Na Bahia, estão aptos a participar das eleições municipais mais de 9,1 milhões de pessoas, que devem comparecer às zonas eleitorais até às 17h, quando os portões serão fechados para o início da apuração. Para participar da votação, é necessário comparecer com documento oficial de identificação com foto e título de eleitor, embora este último não seja obrigatório.
O eleitor que não puder votar por estar fora do domicílio eleitoral deve justificar seu voto através de um formulário a ser preenchido e entregue em locais de votação ou em pontos de justificativa. O Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) pode ser obtido gratuitamente nos locais de votação ou site do TSE.
Segurança
O policiamento foi reforçado para garantir a tranquilidade durante a votação com mais de 30 profissionais da segurança pública envolvidos neste processo. O Centro de Operações e Inteligência da SSP, localizado no CAB, vai comandar as ações e monitorar as 205 zonas eleitorais e unidades móveis do centro serão colocadas em pontos estratégicos do estado transmitindo imagens do evento eleitoral.