O número representa mudanças em 21% das mais importantes representações do Brasil em outros países — o Brasil tem 133 embaixadas. Os dados foram levantados pela Record TV.
O Senado já aprovou trocas em 17 embaixadas e outras 11 mudanças ainda aguardam o aval da Casa Legislativa. Tradicionalmente, o plenário da Casa não cria barreiras para as substituições.
A última indicação, feita na última quinta-feira (26), foi a de Pedro Henrique Lopes Borio, cônsul-geral do Brasil em São Francisco (Estados Unidos), para ser embaixador no Canadá.
Ex-chefe da representação brasileira no Sri Lanka, Borio chegou a ser cogitado para assumir a embaixada em Washington (EUA), considerada a mais importante do país no exterior.
Agora, a expectativa ronda a formalização da indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada na capital norte-americana.
O presidente Jair Bolsonaro esperou a aprovação de Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República para sugerir o nome do filho 03 para chefiar a representação em Washington. A formalização da indicação deve ocorrer nas próximas semanas.
Arte/R7
R7