Maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do país, a Bahia Farm Show chega à 15ª edição, com a abertura nesta terça-feira (28). Realizada no município de Luís Eduardo Magalhães, a feira está entre as três maiores do país em volume de negócios e conta com a participação de secretarias e órgãos do Governo do Estado, que também é um dos patrocinadores do evento. A feita segue até dia 1º de junho.
Estarão presentes as secretariais estaduais da Agricultura (Seagri), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Meio Ambiente (Sema) e de Infraestrutura Hídrica (Sihs), assim como a Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e o Corpo de Bombeiros de Militar da Bahia (CBMBA).
A Seagri atua como parceira da Bahia Farm Show desde 2005. Este ano, além de apoiar o evento financeiramente, a secretaria terá mais uma vez um estande institucional, prestando atendimento ao público e ouvindo as demandas do setor produtivo. O trabalho da secretaria é agir como articulador entre os produtores e os órgãos do governo estadual.
Durante a Bahia Farm Show, a Desenbahia lançará linha de crédito específica para realização de novos investimentos no setor do agronegócio. Com recursos próprios e taxas competitivas, a Desenbahia busca financiar a aquisição de máquinas e equipamentos ligados à atividade agropecuária.
A agência de fomento participou de todas as edições do evento, sendo líder por vários anos em intenções de negócio. Em 2019, a Desenbahia estará presente com estande próprio e corpo técnico qualificado para atendimento aos empresários do agronegócio e dos demais setores durante todos os dias do evento.
Será disponibilizado ainda o fomento a projetos que contemplem: sistemas de irrigação, transformação agroindustrial, correção de solo, armazenagem, e demais iniciativas que visem a melhoria da produtividade e a utilização de inovação no agronegócio baiano.
Oportunidades de negócios
A SDE também terá espaço exclusivo destinado à atração de investimentos, além de oferecer consultoria gratuita para quem deseja instalar um novo negócio no estado, com orientação sobre incentivos fiscais e de infraestrutura. O estande funcionará de 28 de maio a 1º de junho, das 9h às 19h, no Parque Farm. A ideia é divulgar as potencialidades do agronegócio, energias renováveis, setor sucroalcooleiro, dentre outras oportunidades de negócios disponíveis na Bahia.
A presença da SDE na feira é resultado de parceria firmada com a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), que promove o evento. Uma equipe multidisciplinar da secretaria estará dedicada ao atendimento de empresários.
Bahia Sem Fogo
Durante todos os dias do evento, a Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vão disponibilizar um estande com técnicos para realização de atendimento ao público sobre a realização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). Os proprietários rurais vão contar com um atendimento diferenciado, tirando dúvidas relativas ao cadastramento de suas propriedades.
O Cefir proporciona agilidade na fiscalização e monitoramento das atividades florestais, além de permitir que o proprietário rural realize a regularização do seu imóvel pela internet.
No estande da Sema também serão distribuídos material informativo sobre o programa Bahia Sem Fogo, com orientações para prevenção às queimadas. O Bahia Sem Fogo tem como objetivo coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário.
O público do evento poderá também conferir, no estande do Corpo de Bombeiros Militar, uma exposição de viaturas e equipamentos.
Gabinete itinerante
Por conta da importância do evento, a Sihs montará um gabinete itinerante na Bahia Farm Show, com o objetivo de atender às demandas relacionadas à infraestrutura hídrica e saneamento, principalmente na região oeste.
Já a Hemoba irá cadastrar doadores de medula óssea em um estande na Bahia Farm Show. Os interessados podem comparecer ao espaço da Cooperfarms/Sicredi, entre terça (28) e sábado (1º de junho), das 8h às 17h, portando um documento oficial com foto. Para realizar o cadastro, os voluntários precisam ter de 18 a 55 anos e estar em boas condições de saúde.