Para dar a tranquilidade necessária para os produtores rurais e garantir que a agricultura continue a alavancar a economia, o governo aumentou o subsídio ao seguro rural. Nessa quinta-feira (5), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou mais R$ 197,4 milhões para o programa.
Os recursos vão beneficiar grãos de verão, como soja, milho, arroz, entre outros, frutas (maçã e uva) e ainda segmentos do café, olerícolas, pecuária e floresta. Esse seguro é importante para garantir que os produtores não enfrentem dificuldades financeiras caso suas colheitas sejam afetadas por problemas climáticos.
Recursos para política agrícola
O Ministério da Agricultura informou que no início de agosto já haviam sido liberados R$ 180 milhões do Orçamento para a execução do seguro rural. O valor foi usado nas culturas de inverno, como o milho e o trigo, cultivadas ao longo do primeiro semestre, além de parcela inicial de grãos de verão e frutas.
O último balanço do ministério mostra que, até agora, foram recebidas 32 mil apólices de seguro referentes a mais de 2 milhões de hectares. A expectativa é de completar, até o fim de novembro, 5 milhões de hectares, o equivalente a 70 mil apólices com subvenção.
Portal Brasil