Destino que se destaca entre os mais procurados do Nordeste, a Bahia atua na promoção nacional e internacional de seus atrativos e, com isso, tem incrementado o fluxo de visitantes. Resultado dessa articulação, as empresas aéreas ofereceram 1.500 voos extras para os aeroportos baianos, durante a alta estação, como informou o secretário estadual do Turismo, José Alves, nesta terça-feira (14), para dirigentes de companhias interessadas em reforçar a parceria com o Estado.
A reunião com representantes de empresas aéreas aconteceu no Grand Hyatt, em São Paulo, onde é realizado o Fórum Panrotas. O diretor-geral para o Brasil das Aerolineas Argentinas, Gonzalo Romero, disse ao secretário que os voos extras para Porto Seguro e Salvador têm 95% de ocupação, o que confirma o grande interesse dos argentinos pela Bahia. “Vamos intensificar ações promocionais para manter esses voos”, propôs Alves.
O diálogo avançou com o vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni, que reafirmou o interesse pelo voo semanal Salvador-Bogotá e defendeu a redução da alíquota de ICMS. Segundo o secretário José Alves, “é papel do Estado ouvir os pleitos e discutir a questão relativa aos subsídios destinados às companhias aéreas. Análise sobre as concessões e contrapartidas estão em andamento, com o objetivo de fortalecer a economia baiana e gerar empregos”.
O gerente de vendas da Latam, Fábio Camargo, também participou das discussões com otimismo diante da perspectiva de expansão do setor. Mais de 24 milhões de brasileiros pretendem fazer uma viagem doméstica este ano, e 9,4 milhões têm intenção de visitar o exterior nesse mesmo período, segundo números do Locomotiva Instituto de Pesquisa.
A indústria do Turismo deve movimentar cerca de R$ 60,3 bilhões nos 12 meses de 2017
Secom