O Governo de Minas Gerais anunciou nesta terça-feira (16) o veto de jogos envolvendo times de outros estados em solo mineiro, devido o aumento de casos da Covid-19 em todo o país. Além disso, também serão adotadas medidas mais duras para conter o avanço da pandemia instituindo a “Onda Roxa” em todas as regiões mineiras a partir desta quarta (17) durante 15 dias.
“Seria muito incoerente a gente tomar uma medida tão dura, tão restritiva como essa que estamos tomando no estado e permitir que jogos de outros estados acontecessem aqui em Minas Gerais, lembrando que, na onda roxa, os hotéis não podem receber turistas. Fica inviável o recebimento de jogos de outros estados na onda roxa. Por definição, ela não vai permitir essa circulação. Na circulação entre estados, as barreiras sanitárias vão abordar se estão indo para serviços essenciais ou não”, afirmou o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, durante entrevista coletiva.
Cinco partidas envolvendo equipes de outros estados estava agendadas para os próximos dias. Nesta terça aconteceriam Trem-PA x Avaí e Real Arquimedes-RO x Náutico, ambas em Belo Horizonte, pela Copa do Brasil sub-20. Nesta quarta, São Bento e Palmeiras se enfrentariam no Independência, pelo Campeonato Paulista, além de outros dois confrontos pela Copa do Brasil, entre Marília x Criciúma, em Varginha, Palmas x Avaí, também na capital mineira. Já na quinta (18), Caldense receberia o Vasco pelo torneio nacional profissional.
“A onda roxa é obrigatória. Todo município precisa, sim, aderir à recomendação. Dessa forma, o futebol não poderá funcionar, pela obviedade do momento e de hotéis não funcionarem”, destacou o secretário.
Além de vetar jogos com equipes de outros estados, o governo mineiro ainda não definiu se permitirá ou não a sequência do Campeonato Mineiro. Porém, Baccheretti indicou que o estadual poderá ser paralisado.
“Nós realmente consideramos, como área técnica, incoerente a manutenção de qualquer tipo de jogo. Iremos discutir hoje, durante o dia, com todas as federações e todos os envolvidos para achar uma conclusão sobre isso, mas a área técnica percebe que seria uma medida tão restritiva, como a Onda Roxa, a manutenção de jogos seria, de certa forma, bem muito complexo”, disse. “Temos que avaliar que o jogo não é apenas a estada do jogador dentro do campo, existe tudo o que se envolve e os riscos sanitários com isso. Durante o dia, iremos avaliar sobre isso para tomar uma conclusão mais assertiva”, completou.
O Campeonato Mineiro começou no dia 27 de fevereiro e vai para a sua quinta rodada. A abertura da jornada está marcada para esta quinta com o duelo entre Boa Esporte e Uberlândia, em Varginha. O encerramento será no domingo (21) com três jogos, sendo um deles o clássico entre América-MG e Cruzeiro, no Independência.
Bahia Notícias