Associação Presença e Amizade é parceira do programa Parceria Contra o Desperdício desenvolvido pelo Instituto GPA, pilar social do grupo
Em 29 de setembro é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, tema de grande importância para o GPA, grupo controlador da rede Pão de Açúcar em Salvador. Por meio do Instituto GPA, pilar social da companhia, é desenvolvido o programa Parceria Contra o Desperdício, que já doou, desde 2019, 104 toneladas de alimentos somente na Bahia. A iniciativa direciona alimentos que não estão em condições estéticas de venda, mas próprios para o consumo, para instituições parceiras. Atualmente, a Associação Presença e Amizade é beneficiada no estado.
A associação, que auxilia cerca de 80 pessoas, está localizada em dois endereços no município de Simões Filho, e o terceiro em Arembepe, na cidade de Camaçari. Há 33 anos, sua missão é auxiliar e acompanhar crianças, jovens e pessoas em vulnerabilidade social. A parceria com o GPA é reforçada por meio de doações semanais que ajudam no trabalho da instituição.
“Essa parceria nos permite cozinhar para as pessoas que atendemos em nossas três casas de acolhimento. Esta doação é muito valiosa porque permite elaborar cardápios equilibrados e simples, incluindo legumes, saladas e frutas. O público atendido recebe um acolhimento diferenciado pois ajudamos as pessoas com mais dificuldades. Agradecemos, particularmente, essa parceria regular do grupo”, assegura Caroline Mousset, responsável pela comunicação da Associação Presença e Amizade.
O programa Parceria Contra o Desperdício foi criado em 1995 e, desde então, tem destinado toneladas de alimentos em todo país, contribuindo também com a redução do desperdício de alimentos nas operações dos supermercados. Há quatro anos, a iniciativa conta com o apoio da Connecting Food, startup de impacto social que atua desde a seleção e treinamento de organizações sociais parceiras, implementação da parceria, sensibilização e visitas técnicas às lojas, até a mensuração dos dados do programa e acompanhamento da destinação dos alimentos até os beneficiários finais.
“O combate ao desperdício de alimentos em nossas lojas é uma das principais frentes de atuação dos nossos times, sendo um tema que permeia toda a estratégia de negócio, desde o desenvolvimento de produtos, a própria operação e abastecimento das lojas, passando pela oferta de produtos próximos ao vencimento até a doação dos alimentos, por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, do Instituto GPA. Esse programa é muito importante, pois redireciona alimentos que seriam descartados para instituições sociais que utilizam para complementar as refeições de seus beneficiários. É colocar em prática o propósito do GPA de alimentar sonhos e vidas” afirma Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade e do Instituto GPA.
Questão socioambiental
Segundo ranking da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), feito pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e pela organização britânica de resíduos WRAP, o Brasil é o décimo país que mais desperdiça alimentos no dia a dia. De acordo com a organização, o Brasil poderia reduzir a fome em até 30% se evitasse o desperdício. Também segundo relatório divulgado em 2021 com dados de 2019, 8 a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão associadas a alimentos não consumidos.
“A questão do desperdício de alimentos é um desafio global que acontece em diferentes momentos da cadeia e jornada de consumo, por isso é fundamental que nós, como varejistas e elo entre a produção e o consumo, estejamos atentos e atuando nesse tema. Sabemos que há um longo caminho e que precisamos unir esforços, junto com os demais parceiros, para buscar soluções que não só promovam a redução do desperdício, mas sensibilizem todos os envolvidos”, finaliza Renata.