Desenhos de rostos de artistas baianos feitos por grafiteiros têm atraído os olhares de quem passa pela orla da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador. Os grafites foram feitos por artistas de várias partes do país, que integram um projeto intitulado “Tour Grafite”.
Eles viajam por diversas cidades do Brasil e até de outros países do mundo para fazer as pinturas. Na capital baiana, o resultado pode ser visto no muro de um hotel que fica em frente à praia do Porto da Barra.
Em cada cidade que passam, escolhem artistas locais e outras figuras de destaque para desenhar em locais estratégicos, pontos turísticos ou de grande movimentação.
Na Barra, já foram desenhados os rostos de Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Durval Lelys, Simone e Simaria, Jorge Amado, Luiz Caldas, Bell Marques, Carla Perez e o marido, o cantor Xanddy, do Harmonia do Samba, Léo Santana, Lázaro Ramos, Popó, Saulo, Carlinhos Brown, Pitty e Tuca Fernandes. Eles ainda farão os rostos de Gilberto Gil e Raul Seixas.
Os desenhos, feitos por seis grafiteiros (quatro de São Paulo, um de minas e um da Bahia), impressionam de tão realistas. Começaram a ser feitos na sexta-feira (7) e devem ser finalizados na quarta (12) ou na quinta (13).
O idealizador do projeto que sai pelo Brasil a fora levando arte para as ruas é o paulista Anderson Araújo, de 37 anos, conhecido como “Anderson Grafite”.
Ele conta que, em cada cidade, os grafiteiros buscam patrocínios para a realização do trabalho e também espaços como muros para que os desenhos possam ser feitos. Em Salvador, o muro foi disponibilizado pelo hotel na Barra.
“O projeto começou há, mais ou menos, um ano. A gente vem trazendo trabalhos nas grandes cidades do Brasil. Acabamos de fazer uma viagem também para Dubai, voltamos e fizemos o mural do funk do São Paulo, o mural The Voice, também em São Paulo. Já tínhamos feito outros também, um em Pouso Alegre (MG) para a Copa, outros em Roseira, Aparecida do Norte”, destaca.
Ele afirma que escolheu os artistas grafiteiros para integrar o projeto através de redes sociais.
“A gente já fazia murais assim em São Paulo e aí a gente começou a convidar artistas de outros estados para poder angariar mais arte para o nosso Brasil. Eu via nas redes alguns artistas bons e ia convidando para fazer parte do grupo, viajar, e todos iam aceitando. Aqui em Salvador, é o quarto ou quinto mural que a gente já fez pelo Tour Grafite”, destacou.
Ele explica que, para a confecção dos desenhos, eles utilizaram a técnica da aerografia, que é uma forma de arte e uma técnica de pintura e ilustração semelhante ao grafite, mas que utiliza aerógrafos para sua execução — os aerógrafos são pistolas de tinta, uilizadas para elaborar as gravuras por meio da pulverização proveniente de uma fonte de ar comprimido.
“A gente não usa latas de spray, e sim, as pistolas de ar. Para os desenhos, a gente escolhe geralmente os principais pontos turísticos. Se a cidade não tiver um ponto turístico específico, a gente escolhe uma avenida de grande movimento. Como já temos um currículo, fomos criando contatos e aí a gente consegue intermediar com as pessoas para conseguir os muros para desenhar e patrocínio”, explica.
A ideia de fazer o mural em Salvador foi do também grafiteiro Anderson Santos, o “Anderson Arts”, de 37 anos, único baiano do grupo. Ele, que é morador de Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital baiana, foi o responsável por desenhar os rostos de Tuca Fernandes, Durval Lelys e Jorge Amado.
“Como se trata de desenhar rostos, a gente gente leva, em média, de um a dois dias para fazer um rosto, para ele ficar bem detalhado, com a definição boa. Cada um [dos grafiteitos] escolheu o artista que queria desenhar, que fosse famoso, da música, da literatura, que tenha alguma relação com o que o povo gosta mesmo”, disse.
As amigas Ana Cláudia e Lívia Santos, moradoras de Brotas, não perderam tempo de registrar fotos do mural enquanto passavam pela Barra na tarde desta terça-feira. “Ficamos bem impressionadas porque são desenhos bem realistas mesmo. É mais um atrativo aqui para a Barra, que já tem o Farol e o Porto, não é?”, disse Lícia.
G1